Postagens

Mostrando postagens de 2017

A previdência e a providência

Imagem
Penúltimo dia do ano, E eu, esperando salvação, O salário que não vem, E não tenho nem patrão. Mas a promessa ouvida, É que tudo vai melhorar, Vais aposentar rapidinho, A previdência vai mudar. Vais aproveitar a vida, Com aposentadoria interessante, Vais ganhar casa e comida, Num asilo elegante. E se a família puder, Pagar algum por fora, O asilo será sem aluguel, A quem aposentar depois da hora.                                                              (Imagem da internet)

Todo dia

Imagem
Todo dia, a mesma coisa, Até você aprender, Que o certo é a opção, De quem na vida quer vencer. O errar é muito fácil, O caminho é o mais largo, A mentira faz companhia, Mas, o remédio é amargo. Alterar a rota, Mudar opinião, Aceitar o diferente, E estudar a lição. E verás que o novo dia, Que amanhã vai raiar, Aprenderás o que não sabia, E alegrias, encontrarás.

Promessas vazias

Imagem
O Natal já passou, E a euforia também, Aquelas promessas vazias, Ficam pro ano que vem. O ser humano promete, Aquilo que não vai cumprir, E com a lei se compromete, Por ao mundo ele mentir. Feliz Natal com união, E um Ano Novo também, Desejo de coração, A você e mais cem.

Acredito

Imagem
Eu acredito na vida, eu acredito no amor, acredito que tu me convidas, pra juntos servirmos ao Senhor. Acredito que tu tens fé, acredito na tua boa vontade, acredito que o servidor de café, pode valer mais que o padre. Acredito que toda criança, acredita em seus pais, mas o peso na balança, não deve ser por demais. Acredito em tu que me lês, acredito na tua boa vontade, acredito que tu vais vencer, Por esforço e por lealdade.                                                                  (Imagem da internet)

Mundo dual

Imagem
Cada coisa tem sua utilidade, Nada é comum ou inútil, Desde o micro até o macro, Tudo segue as mesmas leis, O claro e o escuro, Dois lados da mesma moeda. O preto e o branco, A sombra e a luz, A ausência e a presença. A ambiguidade do nosso mundo. Mundo dual da nossa terceira dimensão.

A bruxa

Imagem
Por onde anda, a flor mais bela, Para enfeitar a capela, Onde costumo rezar. Está enfeitando o infinito, Deixando o mundo mais bonito, A todos, que a podem contemplar. Mas, toda flor um dia murcha, E você, um dia virou bruxa, E, em uma vassoura foi voar.

O amor é cego

Imagem
Dizem que o amor é cego, Pois isto, é verdadeiro, Por isso, ao amor apego, Tentando me amar primeiro.

No próximo Domingo

Imagem
Neste domingo, Não fumei meu cachimbo, Pois em paz eu estou. Também não fui a missa, E não foi por preguiça, Mas, porque católico não sou. Também não fui ao Culto, Porque adoro o mundo oculto, E às vezes, desacreditado eu sou. Mas, no próximo domingo talvez, Eu possa convidar vocês, Pra visitar, o lugar que vou.

Fazer o bem é legal

Imagem
Aproveite a vida, Faça todo o bem que puder, Mas, não entre em dividida, Defina, o que você quer. Por causa da indecisão, Muitos estão sofrendo, Na hora do sim, disseram não, E deixaram a coisa fervendo. Fazer o bem é legal, Mas, nem todo bem é um bem, Pois se amanhã é Natal, Nem todos, presentes têm. Mas, se preocupe com a consciência, Nunca a deixe pesada, Nunca haja com inconveniência, E a verdade, nunca a deixe lesada.

Se o mundo não fosse redondo

Imagem
Se o mundo não fosse redondo, Como iríamos ficar, Como laranja sem gomo, Sem uma lima para aparar. Porque o homem quadrado, Já não tem mais solução, De rodar está enjoado, Está mais azedo que limão. Pra Deus pede perdão, O homem que hoje erra, Mas amanhã pega um canhão, E até a mãe ele alveja, O homem quadrado quer, Vida boa e conforto, Mas vende até a mulher, Sem saber que já está morto. Porque o homem redondo, Com a natureza se afina, E já está se recompondo, E pro melhor sempre atina.                                                                (Imagem da internet)

A violência

Imagem
Essa tal violência, Me faz perder a paciência, Em ver tanta indecência, Até contra a pura inocência. Na rua o carro corre, Bêbado bate, um morre, Idoso espancado, ninguém socorre, Dinheiro fácil, não torre. Na rua tanto assalto, Sem terras fecham asfalto, Políticos que pensam alto, Usam dinheiro do povo incauto. A violência no lar, É uma coisa sem par, Pai e filho a se maltratar, Casais casando sem se gostar. Mas um dia vem a luz, Contra a violência, vem Jesus, Com sua mansidão, que conduz, A paz na terra se faz jus.                                        Fernando 05/05/2001

Azedo como limão

Imagem
A vida segue seu rumo, O rio segue seu curso, Mas que maneira eu arrumo, Pra eu seguir meu percurso? Ando tão preocupado, Com o que pode acontecer, Esqueço que ao meu lado, Todos querem vencer. Mas penso vencer o quê? Se a vida é um rio, E no rio não se pode mexer, Já dizia meu velho tio. Alguém me diz no ouvido, Vencer o seu próprio ego, Teu orgulho ferido, Pendure ele num prego. Aceitei a sugestão, E azedo como um limão, Comecei a trabalhar, Pra conquistar Teu coração.

Seja sempre

Imagem
Seja sempre agradável, seja sempre cortês, seja sempre afável, e sempre lembrarão de você. Seja sempre simpático, seja sempre honesto, seja sempre carismático, e não se preocupe com o resto. Seja sempre prestativo, seja sempre bom ouvinte, evite sempre o negativo, e não se preocupe com requinte.

Dia de sol

Imagem
Neste domingo de sol, A preguiça está presente, Vou pescar de anzol, Refrescar a minha mente. Quando o sol desaparece, O domingo desencanta, Pois o calor que adormece, É energia que encanta. Agora é quase meio-dia, Pois o sol está a pino, Se no ontem chovia, No calor eu me animo. Mas se falando em sol, Quando o mesmo brilha mais? Nas horas do arrebol, Ou nas horas que ele cai? Nosso sol é tão bonito, Fonte de toda a vida, Emanações do Bendito, Irmão da lua querida.                                                               Fernando 03/2001

Um basta

Imagem
Hoje eu estou a fim, É de fugir até de mim, Esquecer a palavra sim, E a tudo dizer não, A lógica, ao certo, à razão.

Teus olhos

Imagem
Olhei nos teus olhos, E uma escuridão eu vi, Apesar do azul oceano, Tinha um lugar pra cair. Assustado eu fiquei, Nunca a vi assim, Um brilho perdido, E um escárnio pra mim. Olhos abençoados, Sorriso enganador, Cabelos encaracolados, Teus olhos, minha dor.

O perdão

Imagem
A beleza do perdão, Que suaviza o perdoado, A que sai do coração, Daquele ente amado. Todo perdão quando dado, Com fé, amor e alegria, Tira de qualquer desgraçado, A capa da hipocrisia. Se ele cai no esquecimento, O perdão é relevante, Aí, maior merecimento, Seja do culto, ou ignorante. Seja então seu perdão, Singelo e abençoado, Para ter a gratidão, Daquele ser perdoado. Veja o exemplo na cruz, Maior de todo perdão, Aquele que deu Jesus, Na sua consumação .

Felicidade é...

Imagem
Felicidade, é olhar pela janela, E ver a rosa mais bela, Enfeitando o jardim. Felicidade, é ter saúde de leão, E poder trabalhar de montão, Sem se preocupar com o fim. Felicidade, é ter uma casa arrumada, Uma bela namorada, Cheirando a flor de jasmim. Felicidade, é poder sorrir, E pra ninguém mentir, E que o teu sim, seja sempre sim. Felicidade, é conhecer a verdade, Deixar morrer a vaidade, Sabedoria, volte pra mim.

O medo de acordar

Imagem
Ai meu Deus, Ajude-me a suportar, A dor que os sonhos meus, Persistem ao acordar. Os dias estão passando, A saudade aumentando, Meu coração está magoado, Meus olhos estão chorando. Tenho medo de acordar, E o meu sonho não voltar, E a esperança partir, E ao vazio eu tornar. Será que foi tudo mentira, Um engano do coração, Antes que a vida me fira, Amar nunca foi em vão.

O não entender

Imagem
Hoje estou triste, Nada consigo entender, E tem alguém de dedo em riste, Meu enfado é você. Continuo não entendendo, O azedume da alma, Parece que estou ofendendo, Alguém com a minha calma. Triste escola a terra, O aprendiz que desanda, E do nada faz a guerra, E o pior é quem comanda.

Alma transparente

Imagem
Eu não tenho olhos de ver, Eu não tenho ouvidos de ouvir, Mas tenho uma alma transparente, Que nunca me deixa mentir.                                          (Imagem da internet)

Sua luz

Imagem
Descobrir quem somos, Eis a questão, Uma luz apagada, Não ilumina a escuridão. Somos uma luz revestida, De uma lama implacável, Fruto de muitas erratas, Mas, a tinta é lavável. Deixe sua luz brilhar, Tome banho de coragem, Suas sombras, vá enfrentar, Pois sua luz, não é miragem.

O lado escuro

Imagem
Aquilo que mais me dói, Aquilo que me machuca, É aquilo que mais escondo, Por detrás da minha nuca. O mais duro de se ver, E a nossa escuridão, Pois gostosa é a luz, Que acalma o coração. Mas temos que enfrentar, O nosso lado escuro, É um leão a matar, Mas o final é seguro. Sem entender nossas mazelas, Não podemos corrigi-las, E enfiamos pela goela, Todas as nossas quizilas.                                                                 (Imagem da Internet)

No mar das ilusões

Imagem
A vida, um eterno enigma, Até quando, não sei, Pois o tempo passa voando, E nem um peixe fisguei. Mas, no mar das ilusões, Estamos fadados a morrer, Se não acordarmos, os senões, Ganharão vida, e o ser. A verdade anda perdida, E quem disso se importa? Se o que quero é fita, E me esconder atrás da porta. E quem gosta da verdade, E com afinco a procura, Só com o peso da idade, Descobre que tudo é loucura.                                                            (Imagem da internet)

Os malfeitos e a justiça

Imagem
Mais um prédio caiu no Rio, E a água não levou, E o político viu, E nem se emocionou. Cadê a nossa justiça, Que só cobra, e não fiscaliza, Está parecendo linguiça, Só ganha quem comercializa. A nossa situação, Pode até piorar, Se os homens que nos controlam, Não pararem pra pensar. O que está acontecendo, A terra não está tremendo, Se os prédios estão caindo, Será que a causa é remendo. Será que o construtor, Está mal informado, Será que ele não sabe, Quanto é dois ao quadrado. Será que o material, é de boa procedência, Ou será que é a cal, Que causou a inconveniência. Mas eu acho que é areia, Que está cheia de óleo, Pois lá na praia campeia, Um grande fedor de petróleo.                                          (Imagem da internet)

Esperança

Imagem
Hoje, último dia do ano, E eu aqui a pensar, Porque o homem é tirano, E tudo ele quer matar. O homem mata a si mesmo, E o próximo sem razão, O seu rumo está a esmo, Perdeu o freio, e a direção. Tantos países em guerra, Seja ela fria ou não, Mortes por toda a terra, E ninguém acha solução. O homem mata as águas, Através da poluição, Pois através das descargas, Acabam com o ribeirão. O homem mata as florestas, Transformando em carvão, E você ainda acha que presta, Alguns desses cidadãos. O homem mata o mar, Tirando de lá o petróleo, E até quando vai durar? Derramando tanto óleo. Mas ainda me resta à esperança, Que o homem possa mudar, Convido ao idoso e a criança, Pra juntos podermos orar. Para o mundo ser diferente, Para o governante olhar, Que a terra está doente, E falta gente pra cuidar.                    ...

Conhecimento

Imagem
Você tem conhecimento? Conhecimento de que? Que a sua ignorância, Foi provocada por você. O saber é difícil, Causa responsabilidade, Mas o dever é um míssil, Cumpri-lo, é qualidade. Conhece a verdade, E a verdade, vos libertará, Disse Jesus, sem vaidade, Conhece-te, e viverás. O aprender é moroso, Estudar da preguiça, Mas o saber é gostoso, E a curiosidade atiça. Procura conhecer-te, Aprender com a natureza, Se errar, concerte, Mostre sua grandeza.                                                  

Se teu sorriso eu ver

Imagem
Por eu muito te amar, Uma vida haverá de passar, Mas, não me cansarei de por ti esperar. No outro lado da vida, Onde as dores são sentidas, Receberemos as graças merecidas. E neste complexo movimento, Das idas e vindas a todo momento, Espero o retorno sem mais comprometimento. E para eu poder ter você, Terei novamente de renascer, Mas estarei feliz, se teu sorriso eu ver.

Uma fada me diz

Imagem
Sinto uma tristeza por dentro, Um vazio que não tem fim, Tomo um chá de coentro, Sinto que parto, já não estou mais em mim. Estou vagando no espaço, Sem rumo, sem prumo, Olho e não me acho, Sinto um cheiro de fumo. Vejo um horizonte, Nuvens pesadas, Vagueio em cima de montes, Soltam-se lágrimas represadas. Uma estrela se aproxima, Uma fada radiante, Me toca, me abraça, me ensina, Me diz, volta, seja confiante.                                                                            (Imagem da internet)

O pensar e o agir

Imagem
O pensamento voa, o tempo se escoa, e eu aqui a toa, será que estou numa boa? Então pra esquentar, vou me levantar, bons livros vou estudar, será que vai compensar? De novo me aquieto, já que não sou arquiteto, já que não vai cair o teto, será que tudo isso é correto? Já não estou numa boa, continuo com os pés em duas canoas, o tempo com vagar se escoa, vou me movimentar, antes que ferrugem me corroa.

Sócrates x Sócrates

Imagem
Sócrates, o filósofo grego, morreu sendo obrigado a tomar cicuta, um veneno. Tipo de morte segundo alguns, escolhido pelo próprio. Já o nosso Sócrates, o jogador, também pensador, como o filósofo, amante da democracia, idem, morreu também tomando veneno, tipo de morte também escolhido por ele, embora o dito veneno(álcool) não seja tão letal como a cicuta, mas vai matando aos poucos. Pois é, o problema com os ídolos, é que sempre tem alguém querendo imita-los.

Cuidar de si

Imagem
Para ser feliz neste planeta terra, temos que ter um grande amor, seja ele uma pessoa, ou uma causa, ou um sonho, mas, para se poder amar verdadeiramente, seja qual for o objeto deste amor, temos que começar nos amando em primeiro lugar, porque quem não se ama, não se tem condição de amar a ninguém e nem a nada. E para inicio de conversa, nos amarmos significa cuidar muito bem desse santuário sagrado que é nosso corpo. O corpo, sede de nossa alma, e como estamos cuidando do mesmo? Se você não cuida bem de si próprio, como cuidará do objeto amado? Boa pergunta não? Responda a si mesmo. Até a próxima.

Fazer o bem

Imagem
Se fizeres hoje o bem, Não digas nada a ninguém, Por que se fizeres o mal, Vão de matar a pau. Não saibas a mão esquerda, O que fez a direita, Por que será grande a perda, Se a coisa não foi bem feita. Fazer caridade é legal, Mas sem ostentação, E que não seja só no natal, Que lembres do teu irmão. A uma criança inocente, Que leves a passear, Será o melhor presente, E ela não esquecerá. Assim como o Pai do céu, Vê a nós como crianças, Pois enxergamos tudo entre véus, E temos pouco peso, na balança.                                               Fernando    02/12/2012

O agora

Imagem
Estou aqui sentado, em frente ao computador, Ouvindo o ribombar dos trovões, Que já não me causam pavor. A chuva cai copiosamente, Lágrimas dos meus olhos correm também, Lembro-me amorosamente, Daqueles, que um teto não tem. Venta forte, corro fechar as janelas, Tropeço nas lembranças, Das noites frias, singelas. Mas não cai no esquecimento, Quantos barracos caindo, E quantos estão lá dentro, E quantos estão me ouvindo. A noite vem chegando, Por aqui vou parar, Meu coração está apertando, E pra todos, eu vou orar.

Vencer

Imagem
Dizem que o sol brilha para todos, E nisso até acredito, Mas, conseguir enxergar todos os brilhos, Só para os brilhantes. Porque existem muitos ditos, Mas pouco sabem, os ignorantes. E se o mundo é dos espertos, Nisso não fecho questão, Porque isso não acho certo, Vencer, é realização.

O valor do vento

Imagem
Sopra forte o vento, Alivia o calor do falso sentimento, Mostra a estrada vazia, Mas cheia de sofrimento. O vento assovia ligeiro, Dobra o eucalipto e o pinheiro, Arranca o telhado do pobre, Que não conserta, sem dinheiro. O vento sopra e poliniza, A planta que se afiniza, Com aquilo que lhe convém, O polem que vai com a brisa. O vento limpa a atmosfera, Dos maus eflúvios que impera, Nos pensamentos infelizes, Que proliferam como heras. Se o vento ajuda e prospera, Porque reclamas da espera, Da chuva fina que cai, Se logo vem, a  primavera.

O rio corre

Imagem
O rio da vida flui, E nessa onda, Eu também fui. O rio corre para o mar, Lança-se sem medo, Para tudo conquistar. O rio contorna obstáculos, Nunca quer vence-los, Apenas, conquista-los. O Rio continua lindo, Sobre um mar de lamas, Por isso já vou indo, O rio Amazonas me chama.

O encanto

Imagem
Voava eu, em  sonhos impossíveis, Mas, eu acreditava que sim, Aquela fada encantada, Um dia, gostaria de mim. Mas, o sonho acabou, Num lindo dia de verão, A fada voou para longe, E eu fiquei com a solidão. Agora não sei o que faço, Sonhar se tornou pesadelo, Em vez de fada onírica, Sonho com deserto e camelo. Talvez o deserto esteja, Dentro do meu coração, Mas um dia encontrarei, Uma bruxa na escuridão. Mas, desta vez o encanto, Será muito bem sucedido, A bruxa se tranformará, Na rainha dos esquecidos.                                                                     (Imagem da internet)

Amar é...

Imagem
O amor é lindo, eu sei. Mas como tu amas? O amor selvagem, descontrolado? O amor carnal? O amor egoísta? O amor é sublime. Mas, quando amas com o coração, Não com a emoção. Quando amas verdadeiramente, perdoas, esquece, não sofre, não faz sofrer. O amor está acima de qualquer compreensão, pois o amor é ilimitado, e não se enquadra em qualquer concepção humana. Se amas de verdade, jamais fará uma pessoa sofrer. Jamais fara alguém triste, e jamais alguém que ama, cometerá o absurdo de dizer que matou por amor. E se você se ama, jamais será um ninguém, pois este amor o fará um vencedor, na vida, e na morte.

Ter fé é...

Imagem
Ter fé é acreditar, No que você conhece? Ou no que ouviu falar? A fé cega é um buraco, No primeiro momento te salva, No seguinte, te enfia num saco. Um saco fechado e escuro, Que só a claridade da razão, Te aliviará dos apuros. Tenha a fé consciente, Dos estudiosos, dos influentes, Pesquise sem medo, seguidamente. Estude os dois lados, Siga o    conselho de Paulo, E terás o teu monte lembrado. Descubra a tua verdade, Sem medo, sem pudor, Pois ela, é a tua realidade. Porque só a verdade nos libertará, Já disse Cristo um dia, E com a verdade, tua fé crescerá. . Tenha fé no Criador, Que confia em você, Tenha fé num grande amor, e saberás... o por quê?                              

Que viva a vida

Imagem
O que a idade traz, Experiência, talvez, Para mim tanto faz, O importante é viver. Viver a vida plenamente, Ser consciente, Ser descente, Não ser condescendente. A vida passa, O que fica, Atitudes, pensamentos, E com a experiência, Arrependimentos. Mas, que viva a vida, O espírito agradece a oportunidade, E quando a mulher engravida, Que seja, com dignidade.                                                                    (Imagem da internet)

A felicidade

Imagem
       O encontro da felicidade ainda é uma busca incessante de todos nós. Mas, para o desespero de muitos eu digo, parodiando Jesus; “A felicidade não é deste mundo”. Sim, não é porque o planeta Terra ainda é um lugar para provas e expiações. E isto quer dizer que todos nós que aqui estamos, ou estamos em expiações, que quer dizer, estamos na lei da ação e reação, que manda dar a cada um de nós segundo o nosso merecimento. Ou estamos em provas, que quer dizer, estar sendo testados para ver se merecemos amanhã estar numa classe mais adiantada. E nesse estado, o encontro da completa felicidade é quase impossível, pois as lutas são árduas, e os compromissos assumidos pelos nossos delitos anteriores são grandes, e vivemos constantemente entre a cruz e a espada. Mas, a medida em que formos resgatando o nosso passado, a medida que praticarmos um pouco mais a caridade, que deixarmos o orgulho e a vaidade de lado, estaremos aumentando um pouc...