Postagens

Mostrando postagens de 2023

Quem ganha?

Imagem
Neste mundo, todo mundo perde, E ninguém ganha, Porque aquele que ganha, É o verdadeiramente perdido.

A vida segue

Imagem
 A vida segue devagar, Fazendo novos degraus para se poder sentar, E no descanso exagerado, poucos se detém a pensar, Em; o que é a vida, e onde ela vai nos levar. Num paraíso encantado? Num inferno exacerbado? Num clichê nunca falado? Ou numa realidade por todos ignorado? A vida, é o silêncio dos justos, O barulho dos pecadores, O inferno dos hipócritas, E a esperança dos sonhadores.

A dor prevalece

Imagem
 O homem nasce, O homem morre, O homem renasce, E depois toma um porre. Um porre da vida, Um sopro de amor, Que por ser bem vivida, Não escapa da dor. A dor prevalece, No mundo da ilusão, E o homem padece, Seja ruim, ou seja bom.

Lua cheia

Imagem
Numa noite de lua cheia, Estava eu a vagar, Como um animal sem peia, E sem nada pra encontrar. Até que em certa altura, Alguma coisa estranha, Uma sinistra criatura, Com suas garras me arranha. Na hora me perturbei, Com o fato inusitado, Até na hora rezei, Um Pai Nosso enrolado. Até que a visão clareou, E o fato se revelou, Minha gata me abraçou, E o coração quase parou.

Aposta

Imagem
  Hoje fiz uma aposta, Veja se você gosta, Se eu ganhar, levo você, Se perder, o que importa. Só aposto pra ganhar, Pois de tanto apanhar, Meu lombo está calejado, E atrás não vou voltar. Apostei nesta cidade, Que por sua caridade, Com calor me acolheu, E agradeço a bondade. Apostei no meu trabalho, Pois em carta de baralho, Não se pode confiar, E não sou nenhum paspalho. Também apostei no amor, Mas este me deu calor, E de tanto que apanhei, O santo caiu do andor. Apostei na loteria, Pra ter tudo o que queria, Até no sonho fui lesado, E só ganhei quinquilharia. Apostei que era gente, Um ser bonito e inteligente, Acabei feio e gordo, Por pouco quase indigente. Mas de agora em diante, Vou polir meu diamante, Vou apostar que vou crescer, E ser menos ignorante.                                       ...

Vai te pegar

Imagem
Nadando em águas profundas, Eu quase me afoguei, E não é, porque és vagabunda, Que por ti não me apaixonei. É porque falas a verdade, Tão dura de se ouvir, E não falas por maldade, Mas, só para ser feliz. Mas, um dia não sei quando, O retorno virá, E se não saíres voando, O capeta vai te pegar.                                                          

Dias melhores

Imagem
Pensava em ser feliz, Mas, a tristeza me invade, E quase que por um triz, Na vida me tornei padre. Hoje até me pergunto, Qual será o mal que fiz, Já estou quase defunto, E a vida, apenas uma meretriz. O tempo passa, Nada a comemorar, Cada dia uma nova desgraça, É só o vento soprar. Esperar por dias melhores, Essa a fé do cristão, Mas, me parece que dias piores, Só esperam, a ocasião.

Sol quadrado

Imagem
Felicidade é um sonho, Há muito tempo esperado, E minha esperança não ponho, Pois tudo é complicado. Na vida, acreditar em quem, Ninguém fala a verdade, Pois a verdade é um bem, E a mídia mente à vontade. E o povo infelizmente acredita, Pois sua mente, foi condicionada, Só agora a verdade bendita, Começa a ser ventilada. Pessoal do mal, atenção, A luz, está se intensificando, Cuidado você que é ladrão, O sol quadrado, está chegando.                                                               (Crédito Pinterest)

Hoje choramos

Imagem
 Todos os dias, eu pulo do barco, E mergulho no charco, Das ilusões que amargo, Nos impulsos que abarco. Mas, é bom ser assim, Quem se lembrará de mim, Nos dias de folguedos, Lá na praça do Bonfim. Com bons camaradas, Sem medos, sem espadas, Simples prazer de contar, Estórias na hora inventadas. Mas o tempo passa, E tudo perde a graça, Hoje é tudo complicado, Hoje choramos, a própria desgraça.

A casa ruiu

Imagem
 O ser humano está de sacanagem, Só fala bobagem, Não entende a engrenagem, De medo, deixa o carro na garagem. Mas, isso tem de mudar, A verdade, temos que falar, A todos, temos de bem tratar, Mas, porque querem nos calar? Falam de ideologias, Falam de idiossincrasias, Mas, eu falo de idiotias, Para os papais e para as titias. Viva o Brasil, Quem te vê e quem te viu, Quem falou muito sumiu, Até minha casa sólida, ruiu.                                                               (Crédito Searanews)

Omissos e covardes

Imagem
Confesso minha ignorância, Ante a ganância, De certos representante do povo, Que roubam até ambulância. Triste mundo onde vivo, Mas, transformar é preciso, Conto com tua ajuda, Fique de sobreaviso. Amanhã, talvez seja tarde, Pois o fogo já arde, E a submissão continua, Com nossos representantes, omissos e covardes.                                                                   (Crédito Pinterest)

O fim

Imagem
Era um lindo dia de chuva, E no quintal, uma linda parreira de uva, Que começava a murchar,  Por causa, de formigas saúvas. Mas, logo depois do almoço, Começou um alvoroço, O sol voltou a brilhar, E a água, transbordava do poço. E um homem, muito prestativo, Apesar do trabalho cansativo, Reparava o poço danificado, E tinha nos lábios, um sorriso O dia chegava ao fim, Ninguém se lembrava de mim, Até que o telefone tocou, Cara, hoje será o teu fim.

Sr. José

Imagem
Sr. José homem fino, Elegante e de bom trato, Tem a fama de granfino, Mas não é nenhum gato. Sr. José anda triste, Diz que lhe falta amor, Mas é que de dedo em riste, Quer possuir sua flor. Sr. José, humildade, Te fará um ser melhor, E se praticar caridade, Sua chance será maior. De ter o seu grande amor, De se sentir realizado, Sentirás o perfume da flor, E a Deus dirás; Obrigado.                                                                 (Imagem da internet)

O vale

Imagem
Tudo na vida vale, O vale que acredito, E por mais que eu me abale, Atravesso o vale bonito. O vale está verdejante, Lindas árvores e flores, Colírio, aos olhos do viajante, E aconchego aos amores. Hoje passei pelo vale, E tudo estava esquisito, Parecia o vale da morte, Sem alma, sem requisito.                                                                (Crédito Gartic)

Quem?

Imagem
Na novela da vida real, que é dividida em capítulos chamados de dia, sofremos o calor escaldante do sol,  em oito horas  estendidos sob o mesmo, por míseros salários mínimos. Mas, somos assistidos por políticos corruptos, igrejas vazias e sacerdotes compassivos, compassivos com a elite dominante, e em oração eu peço, e pergunto; Quem rogará por nós?

Há controvérsias

Imagem
Um dia, a verdade vai aparecer, Só espero que não seja tarde demais. Disseram que o Brasil era o país do futuro, Mas, eita futuro que nunca chega. Dizem, que quem espera sempre alcança; Só não disseram em que dia, mês, ano, vida... Li hoje no Facebook que Deus ia  me dar uma grande notícia; Acabei de receber minha conta de água, grande, muito grande. Dizem que o sofrimento é caminho para Deus. Mas, diz isso, quem nunca sofreu. E se Deus é amor, você ainda não percebeu.

O laço

Imagem
Estava eu a vagar, Pelos espaços sem fim, Até que um perfume carmim, Me fez parar pra pensar, Aí, o coitado de mim, Que tanto queria casar, Apareceu alguém e disse sim, E o laço, nunca mais, eu pude desatar.

Minha intuição

Imagem
 Não sofro de miopía, Mas, sofro de indecisão, E para não entrar em fria, Eu  recuso com educação, Mas, nas noites mais frias, Que sinto indignação, Não gozo das alegrias, E nem da contemplação, Pois o morno como dizia; O Cristo, com muita razão, Que no muro não subia, Mas era por educação, E hoje penso na alforria, De uma alma em libertação, Me despojei dos meus guias, E sigo a minha intuição.

A escola moderna

Imagem
Outro dia fui na escola, Mas, quase nada aprendi, Me ensinaram a jogar bola, E como começar a mentir. Me disseram que esquerda é direita, Que homem pode ser mulher, E eu só fiquei na espreita, Segurando minha colher. Que saudade da velha escola, Do bom e velho professor, Levava os livros na sacola, E se aprendia com amor.                                                                     (Crédito Pinterest)

O seu Eu

Imagem
O homem vive de fé, Mas, isto não é bom, A fé, às vezes acaba, E você fica sem pão. O homem deve viver, Com uma boa educação, Deve ter a mente aberta, E ler livros de montão. O homem deve ser sábio, E encontrar o seu Deus, Que mora dentro de si, Que é o seu próprio Eu.

Buscar sempre

Imagem
Eu viveria feliz, Se o mundo fosse melhor, E não acreditassem em tudo o que se diz, E nem em quem é o bom, e quem é o pior. Somos todos almas viventes, Numa experiência terrível, E quanto mais você é crente, Mais a experiência é horrível. Temos que sair da caixinha, Ter um olhar amplificado, Sei que a verdade não é minha, Mas, por ela tenho buscado.

O homem tem...

Imagem
Uma cabeça enorme, pra poder pensar melhor, Que ele tem dois olhos, que serão os seus faróis, Mas se estiverem apagados, sofreremos todos nós. O homem de dois ouvidos, pra poder se orientar, E saber andar direito, e onde é o seu lugar, O homem só tem um nariz, pra pouco se intrometer, E saber qual é o odor, que o bom vinho deve ter, O homem só tem uma boca, pra pouco poder falar, Porque uma língua afiada, é pior que adaga pra matar, O homem tem dois braços, duas mãos pra trabalhar, E um tempinho sobrando, para alguém ele ajudar, Mas o homem é mesquinho, e só ele quer ganhar, O homem tem duas pernas, pra poder se locomover, Mas o homem anda em círculos, e vive sempre a se perder, O homem tem um coração, que parece ser de pedra, Faz maldades de montão, e com isso se alegra, Esquece que a dor do próximo, é a sua própria dor, E que ela só se apaga, quando receber amor, O homem tem inteligência, e essa é pra usar, Invente, crie, construa, que ela pode aumentar.

Trabalho e alegria

Imagem
Todo dia é santo, Mas, meu santo não tem dia, E não foi pra meu espanto, Que seu seu ego é que te guia, Já, a minha luz é meu manto, Baseada em sabedoria, Por isso não importo com os cantos, Mas, trabalho pela alegria.

Questionar

Imagem
Não tenha medo de ser feliz, Tenha medo de ser ignorante, De ser trapaceiro, De ser um débil mental, Embora tenha uma saúde perfeita. Tenha medo de ser infeliz, Tenha medo do medo, Pois o medo, é a porta de entrada de quase todos os males. Não tenha medo de questionar, pois o questionamento, é a porta de entrada de todos os conhecimentos. Questione sempre, a vida, os heróis, os traumas, e por que não, Deus. Não aceite de ninguém, respostas prontas e textos decorados, Vá fundo em tudo o  que  determinares conhecer, não deixe pedra  sobre pedra, e eu o aplaudirei, e o Universo se regozijara.

Não tenha medo

Imagem
Não tenha medo da falar, Não tenha medo de ouvir, Não tenha medo de questionar, Só tenha medo de mentir. Não tenha medo da chuva, Não tenha medo do vento, Não tenha medo da uva, Só tenha medo, do ciumento. Não tenha medo da doença, Não tenha medo do esquecimento, Não tenha medo das desavenças, Só tenha medo, de não viver o momento.

A bolha

Imagem
 Lá fora, chove, Aqui dentro, não se molha, E você, sua cova não cave, Senão, estoura sua bolha. Dizem que a vida é feita de escolhas, Mas, disso tenho minha dúvidas, Tem gente que dorme sobre folhas, Só para poder pagar, suas dívidas. Triste acreditar no livre arbítrio, Num mundo dominado pelo poder, Onde se você tem um sítio, E o Estado, pode tomar de você. Lá fora, continua chovendo, As lágrimas, estão me molhando, Minha cova, cavada estou vendo, Acho que minha bolha, está estourando.

Apanágio da vida

Imagem
 A vida passa devagar, Não adianta, seus passos apertar, Tudo na hora certa, Se seu trem não atrasar.

Crueldade

Imagem
Não estou a venda, E espero que você aprenda, Não deixe qualquer um, Adentrar a tua tenda. Somos o que somos, O que fazemos, e o que  pensamos, São detalhes, importantes, São as laranjas, e seus gomos. A vida é cruel, Cada um tem seu papel, Que foi imposto por alguém, Que se diz, Papai do Céu. Mas, a verdade verdadeira, Vivemos, às tontas, na cegueira, Com um sistema oculto no comando, Nos forçando, a fazer só asneira.

Férias de verão

Imagem
 O homem corre, O homem pula, O homem socorre, O homem burla, O homem morre. Um dia o homem acorda, E já não está mais aqui, Um dia alguém o aborda, Num lindo pé de caqui. Se o homem não acordar para a vida, A corda, o acordará, Porque a corda rompida, O sangue transbordará. E o homem, de sangue de barata, Vai virar um leão, Vai mandar todos plantar batatas, E entrar de férias de verão.

Os vendilhões

Imagem
O homem que se vende, Não merece consideração, E se for por por troca de votos, É muito pior a situação, Aconteceu a pouco no senado, Com plumas e abstenção, Com políticos de beijinho, Com muita grana na mão, Mas, o povo está sabendo, E na próxima, se perder a competição, Não reclames, Sabes de sobejo, a razão.

Carta de despedida

Imagem
Querido amigo, Apresento-te, uma carta de despedida, Estou fora de perigo, Mas o risco, não é de vida. Parto para o além, Além de tudo o que imaginas, Espero que me entendas bem, Pois sei que és muito traquinas, Parto feliz, Levo quase nada, Umas poucas boas ações, Feitas ao longo da jornada, Levo o sorriso de alguém, Que sempre me fez muito bem, Também deixo, um aperto, No coração de alguém, Sei que tenho muito a fazer, Noutras paragens do mundo, Mas espero na volta trazer, Um amor mui profundo, Onde todos possam caber. Não me despeço de todos, Pois todos, não podem me ver, Mas verei o que posso fazer, Para todos serem, o que deveriam ser.

A vida é...

Imagem
 A vida é um desafio, Que não consigo vencer, Minha vida passa por um fio, Tão fino, que não consigo ver. Viver na corda bamba, O desafio do pobre, Que quando a coisa desanda, É aí, que ele se torna nobre. Já para o rico, A vida não é tão dura, Ele se aproveita do gerico, Que pelo salário, o atura. Mas, hoje eu reconheço, A vida é dura pra todos, O que tenho, não sei se mereço, E pra todos, sobra, os rodos.

Lutar pela vida

Imagem
Sonhei um sonho impossível, De ver meu povo feliz, Porque sei, que ele é invencível, E terá tudo o que quis. Ele terá a liberdade, Que certos, lhe tolheram, Ele terá felicidade, Que não viram, os que morreram. O povo terá autonomia, Pra fazer o que quiser, Porque as leis, não serão frias, E darão igualdade a mulher. Mas, primeiro tem o povo, De lutar pelo que é seu, E  se precisar quebrar o ovo, Pois quem não luta, já morreu.