Postagens

Mostrando postagens de 2014

A fé

      Digo sempre que em matéria de fé eu sou que nem bule, e me perguntam por quê, e  eu respondo, por   que o    bule é de por café, e eu  sou de   pouca fé.   Mas  contemporizo, que a fé  eu  tenho é  pouca,  mas é  inabalável,   pois  ela  é baseada   na    razão,   no  estudo,   na  comprovação.   Diz Allan Kardec que a fé é a claridade da razão,  eu  concordo plenamente. Pois  a fé cega, em  princípio pode  ser  boa,  e até  funcionar   muitas   vezes    miraculosamente.   Mas   ao primeiro     entrave,    ou    conflito,   você    pode   ter   um incrédulo irreparável. Nada neste mundo é mirac...

Orar ou obrar

Passei o dia rezando, E veja o que aconteceu, A fome foi apertando, E o jejum faleceu. Fui batalhar pela vida, Leva um pão ao faminto, Uma palavra aquecida, Ao perdido no labirinto. Encontrei a paz desejada, Fazendo o bem sem vintém, Até minha alma encarnada, Vibrou e disse amém.

O que é essencial

Ter fé, é bom, Ter confiança, é melhor, Conhecer, é maravilhoso, Mas a sabedoria, é essencial.

A tormenta

O homem chora, O homem grita, Mas no hoje, no agora, É o próprio homem que se irrita. Se irrita pela tensão, Criada pelo seu desejo irrefreável, De ter mais, alegria, emoção, Euforia, às vezes, incontrolável. E nestes incontroláveis momentos, O homem se agita, se esbraveja, Esquece o simples, o sentimento, Parece uma noite de temporal, que troveja. Esquece, que é nesta tempestade, Que surge a luz de um raio, E neste momento de majestade, Eu encontro a porta, eu saio. Saio da tormenta, E sigo a luz projetada, Encontro na fé que alimenta, O caminho, a estrada almejada.

O problema

Toda semana tem um Sábado, Todo sábado, é a esperança do Domingo, E o problema do Domingo, É a lembrança da Segundona. Principalmente se seu time tomou de 4 x 0.

Deduções de um pensante nº 15

Dizem que a alegria do pobre, é ver o circo pegar fogo. Mas eu vos digo, que a alegria do circo, é o mágico. Principalmente quando ele faz sair fogo da cartola, e um incauto qualquer, joga uma bacia d'água.

Eu te seguiria

Se tua alma brilhasse como teus olhos, Se teu coração pulsasse, na vibração do amor, Se tuas mãos fossem caridosas, E o teu perfume fosse como o da flor, Eu te seguiria, seja lá, pra onde for.

A saudade

O céu está escuro, Penso que vai chover, Mas, oque é mais duro, É a saudade de você.

A noite do dia

E chega o dia, O dia em que parece noite, Nem ao menos sorria, Porque sorriso nessa hora, é açoite. Mas depois da tormenta, Vem a bonança, E você de tão violenta, Agora parece uma criança. Uma criança assustada, Com a vida, a tristeza, Um medo do nada, Escondendo toda a sua leveza. A noite insana desaparece, Teu sorriso reaparece, Um alegria sem fim, Meu coração aquece.

As estrelas

Olho as estrelas, E só vejo os astros, Que bela lua, Iluminando teus rastros. Lindo céu estrelado, Colorido, fantasiado, Luzes prateadas, Me deixam extasiado. O dia amanhece, Meus olhos se fecham, Você me esquece, Mas as estrelas brilham.

O caminho estreito

Jesus morreu de braços abertos, para que nós não ficássemos de braços cruzados. E o que acontece com a maioria de nós, fica pedindo, esperando, rezando pra que tudo aconteça. Esquece-se meu amigo, que seus braços tem a sua serventia, Jesus já fez a sua parte, ensinou o caminho, exemplificou como trilha-lo, agora cabe a nossa parte. E por favor, escolha o caminho estreito, pois o caminho largo é o da perdição.

Deduções de um pensante nº 14

Sexta-feira Santa. Será que ela tem sido entendida em qual o seu real significado. Eu acho que não, aliás, nem eu entendo bem. Mas o que as pessoas realmente querem, é o feriado, o resto, pouco importa. E o feriado todos curtem, católicos , protestantes, espíritas, todos, sem preconceito. Mas uma coisa eu penso, Jesus não morreu para nos salvar, Jesus morreu para nos exemplificar, sim, exemplificar obediência, comprometimento com a causa, pois se Ele não tivesse morrido pela causa, poucos hoje se lembrariam dele. Como diz o ditado, "Palavras o vento leva", mas o gesto, a obra, esta permanece. Jesus nos queria dizer, a maneira com devemos nos portar na vida, e se preciso for, doando a própria vida em benefício do próximo. Pois isso é amor, e por amor, Jesus foi até o último sacrifício. E nós, até onde vamos, até a praia, com certeza.

Deduções de um pensante nº 13

Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade. Jesus (Jo,4,24). Pois é, e os homem o adoram só com palavras, palavras que o vento leva, e as ações, onde fica? O amor ao próximo, a caridade. Estas ficam para depois, e este depois fica para o alem túmulo, e é lá que nos serão cobrados os resultados de nossas ações, e nossas mãos estarão vazias, pois até  as nossa palavras foram levadas pelo vento. Deus não é orgulhoso, nem presunçoso, nem egoísta. Estes sentimentos são humanos, sentimentos divinos são o perdão, o amor, a caridade. Portanto, Mãos a obra, adore Deus em espírito, fazendo aquilo que Ele realmente deseja que façamos.

Deduções de um pensante nº 12

Dizem que cachorro mordido de cobra, tem medo até de linguiça, Mas eu digo, que o homem quando é mordido pela preguiça, Nem uma cobra, nem um pedaço de linguiça, o faz sair da sua letargia.

Cultive a verdade

CULTIVE a Verdade em todos os momentos de sua vida,  e a Verdade o levará triunfantemente ao progresso. Seja verdadeiro em todos os pensamentos,  ações e emoções, e nada lhe ocorrerá de mal. Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio,  e procure ouvir a voz silenciosa  que lhe fala do fundo de seu coração,  por meio de sua consciência. Obedeça aos conselhos que ela lhe der! =============================================== Livro: Minutos de Sabedoria - Carlos Torres Pastorino ===============================================

Deduções de um pensante nº 11

Dizem que a vida é bela. E disso eu não posso duvidar. Mas duvido das pessoas que reclamam tanto da mesma. Por que será?

Deduções de um pensante nº 10

Dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei. Mas eu vos digo, que em terra de rei, todos são cegos. Porque se enxergassem, alguém teria que cumprir a lei.

Estou só

Neste silêncio, De causar mal estar, Sinto meu corpo tremer, Meu coração estourar. Na alma sinto agonia, Na face o avermelhar, No coração arritmia, Nos olhos o meu chorar. Mas ainda me resta, Lampejos de esperança, Minha oração que conforta, E assim espero a bonança. E o tempo assim passando, Até que uma luz raiou, Um amor vinha chegando, Meu coração se alegrou. Na casa portas se abriram, Já não está mais vazia, Nos corações há amores, Encontrei o que queria.                                                        Fernando 11/10/99

Crítica e autocrítica

     Todo mundo critica, relata defeitos dos outros, erros de administração, falhas da Telefônica, reclama do sermão do padre, da barba do Lula, aponta falha no pãozinho, etc. Mas e daí, o que este pessoal faz para melhorar a situação, nada. Já dizia Um amigo, “Reclamar é muito fácil, mesmo não tendo razão, quero ver consertar, e usando só as mãos “. È isso amigo, reclamar é muito fácil, o difícil, e fazer alguma coisa, tirar o traseiro da cadeira, botar a mão na massa. Se a escola do filho não está legal, você deve ir lá na escola, conversar com a diretoria, dar sugestões, se prontificar em ajudar no que for necessário. Pois estamos com muita reclamação, e muita pouca ação. Como dizia um amigo espiritual, “Estamos com excesso de louvor, e com falta de suor”. Então amigos, trabalhar mais, criticar menos, dar bons exemplos, ser cidadão na acepção da palavra, o planeta agradece. Apontar o defeito ajuda, mas consertar, ajuda muito mais. 

Deduções de um pensante nº 9

O homem pensa que é homem, Às vezes pensa que é Deus, Na euforia, tudo ele consome, Fazendo sofrer a si, e aos seus. Pobre homem acorda, Somos todos filhos errantes, Teu egoismo está fora de moda, O altruísmo espera por entrantes.

Deduções de um pensante nº 08

Pobre homem, Está mais perdido que cachorro em dia de mudança, Tem medo até de lobisomem, Se preocupa com a pança, Mas com a alma, Se preocupa menos que uma criança.

Deduções de um pensante nº 7

Dizem que o amor é lindo, Embora, eu nunca o tenha enxergado, E pra conferir, já vou indo, Pois sei, que amar não é pecado.

Deduções de um pensante nº 6

Se o céu é o limite, De asas a imaginação, Pois caímos, e o tombo foi grande, E evoluir, é a solução. Portanto estude, trabalhe, Valorize seu irmão, Ame, mesmo sem ser amado, Ajude, sem impor condição.

Deduções de um pensante nº 5

Se a obra de Deus é perfeita, Porque o homem é tão imperfeito? De duas, uma, ou Deus criou a imperfeição, ou, a liberdade dada ao homem foi mau empregada. Fico com a segunda hipótese.

Deduções de um pensante nº 4

Dizem que de tanto pensar morreu um burro, Mas o burro aqui continua pensando e não morreu, Então convido você a pensar no futuro, Pra não continuar prensado no presente, que nem eu.

Deduções de um pensante nº 3

Dizem que a terra é redonda, Mais aí eu pergunto, Porque então existem tantas pessoas quadradas? Só encontrei uma resposta. Estas ainda precisam de muitas voltas, até seus cantos serem arredondados.

Deduções de um pensante Nº 2

Dizem que mentira tem perna curta, Então, mentiroso deve ser perneta, E o pessoal lá de Brasília, Além de tudo, devem ser maneta.

Deduções de um pensante- nº1

Se o homem só pensa naquilo, E aquilo é que prensa o homem, Então o homem corta aquilo, E veja se o bicho come.

O homem e a igreja

Quando a coisa vai bem, o homem está sossegado, mas quando a coisa aperta, sem que o mundo o veja, acende uma vela pro diabo, e vai correndo pra igreja.

O existir

Penso, logo existo, Se existo, manifesto-me, E nesta manifestação me perco, Me perco por falta de harmonia, Harmonia de contornos, de performances, E já não sou harmonia, Sou um descompasso, E neste descompasso procuro me ajeitar, Acertar meus passos, Harmonizar meu ser, Minhas performances diante da vida, Uma vida, que é pouco, Para o muito que tem a ser vivida. E na seleção de valores, Encontro o amor, E somente pelo amor,  Poderei me harmonizar na unicidade divina, E existir no perfeito resplendor do Criador.

A minha maior riqueza

A minha maior riqueza, Não é ter sobre a minha mesa, O mel, o pão, o bom vinho, Nem estar vestido com linho, Nem  morar perto do mar. A minha maior riqueza, Não é a minha beleza, Nem os meus braços fortes, Nem minhas mãos sem cortes, Nem a arte do falar. A minha maior riqueza, Não é a minha sutileza, Nem a minha bonança, Nem os sonhos de criança, Que um dia podem acabar. A minha maior riqueza, Não é a Joana, nem a Teresa, Não é a família perfeita, Que um dia pode ser desfeita, E de novo se ajuntar. A minha maior riqueza, Falo com toda certeza, É o meu sono tranqüilo, Tão leve como o esquilo, Igual uma pena no ar. A minha maior riqueza, É não ter a safadeza, E nos teus olhos eu poder ver, O espelho, o retrato do meu ser, E livre, eu poder contar. Que a minha maior riqueza, É a chama sempre acesa, Da vontade de aprender, Do amor pela natureza, E ter sempre a certeza, Que realizarei o meu sonhar. ...

Herói

H erói é aquele que venceu a si próprio. E rrar é humano, mas persistir no erro é burrice. R ir é o melhor remédio, pra dispensar o tédio. O rgulho, uma ferida difícil de se fechar. I ra, se não for contida, seu fígado logo reclamará.

Imobilidade

O pensador está quieto, O cérebro deixou de fervilhar, Mas os músculos caminham reto, E não sabem onde parar. Estou sentado, Manipulando meu computador, Meu cérebro devaneia, E meus músculos sentem dor. O meu prêmio, A minha idade madura, A experiência que vale, Mas, a carcaça é dura. Olho ao entorno, Pessoas desesperadas, Muitos estão cansados, Mas, de não fazerem nada.

Seguir adiante

A chuva cai la fora,  A água é abundante, No poste um casal de pombos namora, E o macho está todo triunfante. Alegre harmonia da natureza, Lindos prados verdejantes, Ontem havia seca e dureza, Hoje, chuva e pássaros amantes. Respiro profundamente, O ar esta refrescante, Deus aparece em minha mente, E diz; - Meu filho, segue adiante.

Aproveite o tempo

Todos os dias eu espero da vida, Que me de oportunidades de aprender, E que as oportunidades sejam bem vividas, E que o tempo, eu não o possa perder. O tempo está ficando apertado, Nós continuamos andando muito devagar, Não estamos aonde deveríamos ter estado, E a morte, pode em tempo incerto nos levar. O Senhor é complacente, Entende nossa dificuldade, Mas fez do amor a semente, E para todos, semeou em igualdade.

Te espero

O relógio não para, o tempo urge, o dia termina, e eu esperando. Cansei, me despeço do tempo, do desperdício das horas insanas. Mudo de lugar, procuro um aconchego, um lago, uma mata, talvez o verde me desperte para algo diferente, mais decente, e me deixe talvez menos prepotente. Mais um novo dia nasce, ainda estou indeciso, sei que mudar eu preciso. Mas não sei ainda onde está o alfa, e já espero o ômega. Me perdi nas entranhas do medo, mas medo de que, ou do que, sei que só devo responsabilidade com a minha consciência, pois só ela conhece a minha indecência, a minha incongruência. Me levanto, me visto, insisto, pra onde vou você não pode ir. Vou ao encontro do meu próprio eu, o tempo urge, não posso mais esperar. Te espero ao lado da verdade, aonde a felicidade, marcou um dia, o seu lugar.

Teu corpo

Teu corpo é um templo sagrado, e deveria ser levado a sério como tal. Teu corpo é a máquina mais maravilhosa que nossos olhos podem contemplar. Por mais que o homem tente, invente, ele só poderá sonhar com algo melhor, e o que o homem faz com ele? O adoece, maltrata-o, não só com os elementos externos, como excesso de trabalho, exposição em temperaturas inconvenientes, noites mal dormidas, alcoólicos, e todas espécies de drogas que o mundo conhece e condena. Mas falo principalmente de um dano muito maior que o homem produz para seu corpo que o mundo pouco se fala, ou pouco se leva a sério. Quero falar dos danos causados nesta máquina maravilhosa, pelos seus pensamentos, sentimentos, emoções. Estes fatores, causam um estrago no seu corpo, que se você parar para pensar sobre, investigar mais a respeito,  estudar um pouco o assunto, você tomaria mais cuidado com seus sentimentos, pensamentos e emoções. O nosso corpo aparentemente, é uma massa de...

Tempos atuais

           Vejo muita gente criticando nosso tempo atual, nossa política, nossos políticos, nossa polícia, professores, alunos, e tudo o mais que  imaginarmos. Mas porque será que tudo isto  acontece? Nós estamos evoluindo  ou estamos andando de marcha  ré?          Ora, tudo estatisticamente tem uma média, e qual será a média  cultural, social, espiritual do nosso povo?  Nós que estudamos a espiritualidade, conseguimos detectar nas entrelinhas, que temos em torno de 3 % de pessoas realmente boas, em  todos os sentidos, 47% pessoas vamos  dizer assim, boas +, 47 % boas -, e 3 % pessoas ruins mesmo, as escórias da sociedade. Conclusão, se só  temos 3 % de pessoas realmente boas, verdadeiramente honesta em todos os sentidos, como poderemos ter dentro desta margem percentual uma maioria de bons políticos, m...

No gosto do povo

Ontem vimos, o deputado mais votado do Brasil, sendo aplaudido, e um outro, sendo vaiado. Sabe qual a diferença entre os dois? O primeiro; faz palhaçada para o povo,  o segundo; faz o povo de palhaço. Tá no gosto do povo.

Bendito o homem

O perfume de uma flor, O colorido de suas pétalas, O calor que dá o amor, Até nas pessoas supérfluas. A  bondade é um bem, Que a todos convém, Se é bom para um, Quanto mais, para cem. O egoísmo é uma doença, Que trazemos de nascença, O orgulho, uma ferida, E os dois, não tem diferença. Mas o homem santificado, Aquele que não precisa ser beatificado, Já superou seus deslises, E precisa ser imitado.

A origem

Originalmente eu era simples, Depois me tornei um ser mais complexo. Complexo demais para o meu gosto. E nesta complexidade em que me encontro, desvaneço-me nos ares da incompreensão. Torno-me sombrio, desguarnecido, e sei que é ai que mora o perigo. O perigo que mãos invisíveis e poderosas, em busca de um incauto qualquer, para que possam armar suas teias. Perigosas teias. Teias que nos farão afastar da origem, mas se resisto, se insisto, reconhecendo minha pequenez, de humilde aprendiz neste mundão de Deus, e que esse Deus, que é a origem, o meio , e o fim. E que só por meio Dele, e com Ele, eu me distancio da origem, me situo no meio, e redireciono meu caminho, em busca do fim. O fim almejado por todos nós. A conquista da paz, do progresso, e do AMOR.                                     ...

Por falta de amor

A terra bendita escola, A vida, um bom professor, Mas porquê, tantos pedem esmola, Te digo; - É por falta de amor.

O espaço e o tempo

Mais um dia chegando ao fim, Tudo no relativo se transforma, Mas no absoluto, a eternidade é perene, E o espaço e o tempo, não terão mais forma.

Do sonho à realidade

Nunca é tarde para saber, Nunca é tarde para aprender. Nunca é cedo para começar, A questionar e entender. Que o homem na terra vive, Para seu sonho realizar. E foi num sonho que tive, Que minha jangada foi pro mar. Me mandaram a uma escola, Com um belo   professor, E já entraram de sola, Para ensinar, o que é amor. E pra matar curiosidade, Me levaram a uma cidade, Onde a tal felicidade, Já tinha fixo o seu lugar. Não tinha pastor ou padre, Nem conversa de comadre, Todos amigos, confrades, Com um sorriso exemplar. E feliz eu pensei, Este é o meu lugar, E nesta hora eu acordei, Com a esposa a me chamar. Vai trabalhar vagabundo, Sonhando que a vida é bela, Teu nome não é Raimundo, Tua vida não é novela.                           Fernando      20/06/2011

Amor (acróstico)

A mo Amélia ardentemente, M árcia, menos, metade, O lga, odeia olhar outro, R i ta, ruiva, rainha, realizei-me.

Terminou

Chegando ao fim o carnaval, E pergunto o que sobrou, Pessoas passando mal, Perguntando quem matou. No Rio quanto gastança, Dinheiro jogado fora, Dinheiro da comida da criança, Que passou, e foi embora. O homem de ontem e o atual, São todos os mesmos e iguais, Romanos tinham o circo real, E o povo queria mais. A alegria do povo, E feita de fantasia, Amanhã vai comer ovo, Emprestado da titia.

Um fino véu

Meu amor, com teu calor, alcanço o céu, Meu amor, teus beijos, são de doce mel, Meu amor, por teu amor, me torno réu, Meu amor,  você não é o meu troféu, Meu amor, por que nos separa, esse fino véu?

Honestidade II

Se o homem fosse honesto, O mundo seria melhor, Ninguém viveria do resto, Ninguém seria o pior, Todos teriam de tudo, Desde o cego até o prior, Dariam emprego ao mudo, E não precisariam mendigar, Mas, a honestidade é coisa rara, É como a vergonha na cara, E não se tem onde comprar.

Sexta de carnaval

Sexta-feira de carnaval, E eu aqui passando mal, Sem açúcar e sem sal, Com minha fantasia de jornal. Olhando a teve, E pensando em você, E não querendo beber, Pra em encrenca não se meter. Mas a folia começa, E não sei quando termina, Mas já fiz minha promessa, Se chover, só chuva fina.

Pobre probreza

Pobre pobreza, Que se estende ao nosso redor, No nosso cérebro, Na nossa mesa. Pobre de espírito, Somos todos nós, Errantes, peregrinos, Desatando nossos nós. Pobre homem desconfiado, De sua natureza divina, Vive ao léu, obnubilado, Desconhece a fé, que ensina. Pobres donos do poder, Que podiam fazer e não fazem, Nos infernos irão se arder, Até que com o amor, façam as pazes..

A rosa

A rosa é uma flor, É o símbolo do amor, Mas também tem espinhos, Que ferem e causam dor. Uma rosa vermelha, O que ela nos espelha, Um amor, ou uma malícia, O que mais te aconselha Um roseiral florido, Nunca fica escondido, Por mais longe que esteja, Seu perfume é sentido. Rosa também é um nome, Da mulher de um homem, Outro símbolo de amor, Que um coração consome. Rosa, linda flor, Rosa, lindo amor, Rosa, teus espinhos, Matam-me de tanta dor.                                                             Fernando 26/10/99

O tempo e a experiência

O homem tem que aprender com a experiência, E para ter experiência, tem que ter vivência, Como você pode saber sobre a dor, Se você só sabe contemplar a flor, Como você saberá contemplar a flor, Se você só vivenciou a dor, Assim como nosso corpo se aperfeiçoou com o tempo, Assim como nosso cérebro se desenvolveu, Nossa capacidade de odiar decresceu, E nossa capacidade de amar está longe do apogeu, Então temos a eternidade, pois o sonho não morreu, de podermos nos amarmos, você, e eu.

Nós, e os espíritos

 O homem não está só, somos apenas um sexto da população da terra, temos um punhado de amigos invisíveis que pululam em torno de nós, e você me diz que tem medo de espíritos? Há, se não fosse por meus amigos do lado de lá, eu não sei o que eu estaria fazendo hoje. Com eles eu aprendo, me sinto consolado, me sinto prestigiado, embora  às vezes também tome uns puxões de orelha. Os espíritos são apenas nossos irmãos que já partiram para o outro lado do mistério, deixaram esta roupa de carne, para vestir uma outra mais excelente. Como diz o apóstolo Paulo numa de suas epístolas; "Temos corpo carnal, e corpo espiritual". Quando morremos no corpo, deixamos a roupa de carne, e vestimos a roupa espiritual, que pode ser linda, maravilhosa, se nesta vida eu a viver de uma maneira útil, proveitosa em todos os sentidos, principalmente se muito eu tiver amado os meus semelhantes. Esta é a porta para eu ter na espiritualidade um ingresso nas lindas colonias espirituais, co...

Fortalecer a fé

Sexta-feira abençoada, Mais um dia de muito trabalho, A tarde chegou, encalorada, Saudade da manhã, na relva, o orvalho. Mas o dia continua, Temos trabalho a frente, Fortalecer a fé, que se insinua, Pra viver melhor e contente.

A escalada

No grande edifício da vida, Não somos o construtor, Somos aquele que percorre os andares, Na busca de aprender o caminho, De como chegar até o Absoluto. O andar atual é o presente, O inferior é o passado, E o de cima é o futuro. E sem percorrer todos os andares do grande edifício, ninguém chega ao seu cimo.

O juízo

Olho pela janela, E vejo uma silhueta esbelta, Mas não era ela. Percebo um sorriso, Mas não era verdadeiro, Era impreciso. Ouço ao longe uma cantiga, Mas o tom da voz, Não me era amiga. Ouço uns passos apressados, Pensei ser ela, Mas eram rapazes aloprados. Cansei da espera, Dos momentos de incerteza, De anjo, ela se transformou em megera. Do apressado juízo, De que que todos somos capazes, Levamos todos, prejuízo.

Olhar e ver

Estava olhando no céu, Querendo adivinhar, Porque ando tanto ao léu, E não paro de sonhar. Subi ao alto da montanha, Para mais perto chegar, Da mais bela e mais estranha, Das estrelas do lugar. Desci a beira de um rio, Pra na água contemplar, A beleza que você viu, No firmamento a brilhar. Mas foi no meio da mata, Nas folhas a verdejar, Que encontrei a ingrata, Que levaria ao altar. Se o olhar enxergasse, O que eu queria ver, E as estrelas mostrassem, O que eu queria saber. Por certo já estaria, Escrevendo pra você ler, Vênus ingrata, não ria, Seu brilho vai perecer.                                                              ...

Não esgotar a fonte

O sol brilha no horizonte, O pensamento pesa na fronte, Dúvidas, tenho aos montes, Estudar, para não esgotar a fonte. O conhecimento abra portas, A ignorância as fecha, Para o povo o que importa, É sempre encontrar uma brecha. Mas a sabedoria, Sempre terá lugar de destaque, O homem sábio tem alegria, E o obtuso, bate atabaque.

O amor e a vida

Só sabe amar. quem amou, só pode dar amor, quem o tem, ninguém pode dar o que não possue, só pode receber amor, quem abre o seu coração. Agora quanto a ser amado, graças a Deus, isto é independente, pois aquele que aprendeu a amar, na essência da palavra, ama incondicionalmente. Portanto, abra o seu coração, deixe o amor entrar, não se isole, participe de tudo, não seja expectador, seja o ator, a vida requer participação, entrar em contato com a emoção, com a criação, com a arte. Assim tornarás a tua vida mais feliz, e quando partires estarás com uma bagagem bem maior, do que quando chegastes a esta escola chamada Terra.

Consequências do amor

Você entende o que é o amor, como surgiu, de onde, quando, por quê? Respostas difíceis de se encontrarem. Vou tentar concatenar minhas idéias. Antes do amor, surgiu o sentimento de posse, isto ainda no tempo dos homens das cavernas, com o sentimento de posse, surgiu a família, e a convivência em família, brotou-se o amor. Mas antes de tudo isso, brotou a paixão no coração do homem, a qual, fez grandes estragos. pois, se o Amor é sublime, a paixão é malfazeja, violenta, paixão e amor, não se coadunam. Mas o aprendizado do homem, tem que passar por todas estas etapas, então aquele que ainda não consegue amar, em toda a plenitude que a palavra releva, é que este homem ainda está numa fase de aprendizado ainda inferior, ainda terá que sofrer as consequências funestas da posse, da paixão, aprender em família, e se consolidar, no sentimento mais puro e belo que existe, o Amor. Que também começa, por uma pessoa, para mais tarde, se tornar universal. Como o Amor do Pai, por to...

O porquê do trabalho

Por querer ser maior que Deus, O homem perdeu, os direito seus, E agora trabalha, para reaver, O que já era por herança, teu.

Final de mais um dia

Final de mais um dia de trabalho, Pouco dinheiro, Mas dá pra quebrar o galho, Temos um teto, Que não é torto nem reto, Alimento na despensa, Não dá pra um banquete, Mas isto, meu estômago dispensa, Temos uma cama confortável, Só o calor nos assusta, Mas que eu saiba,  Ninguém morreu por isto, Mas sei, que o mesmo, não é bem visto, A família vai bem, obrigado, As contas, estou pagando, Por isso, vou dormir tranquilo, Com o calor, não dá nem pra fazer aquilo... Obrigado Senhor, por mais um dia, Obrigado meu Anjo da guarda,  Sua benção, Mãe Maria.

A origem

Originalmente eu era simples, Depois me tornei um ser mais complexo. Complexo demais para o meu gosto. E nesta complexidade em que me encontro, desvaneço-me nos ares da incompreensão. Torno-me sombrio, desguarnecido, e sei que é ai que mora o perigo. O perigo que mãos invisíveis e poderosas, em busca de um incauto qualquer, para que possam armar suas teias. Perigosas teias. Teias que nos farão afastar da origem, mas se resisto, se insisto, reconhecendo minha pequenez, de humilde aprendiz neste mundão de Deus, e que esse Deus, que é a origem, o meio , e o fim. E que só por meio Dele, e com Ele, eu me distancio da origem, me situo no meio, e redireciono meu caminho, em busca do fim. O fim almejado por todos nós. A conquista da paz, do progresso, e do AMOR.                                     ...

Do sonho à realidade

A vida é feita de sonhos, mas, os sonhos devem se tornar realidades, pois se não, continuarão sendo sonhos, e de sonhadores, o mundo está cheio. Mas de realizadores, o mesmo está vazio. E você, aonde se situa? Sabemos que nem todo sonho, será realizado, pois na vida temos os planos traçados antes de nascermos, mas exatamente por isso, o nosso sonho reflete na maioria das vezes, aquilo que planejamos na ante vida terrena. Então, um motivo a mais para batalharmos para a realização dos mesmos. Sonhar, planejar, executar, verbos que farão a tua vida melhor.

A vida, a morte e a sorte

O que seria da vida, se não fosse a morte, Seria como um longo filme, sem corte, Seria um longo martírio, sem sorte. Mas chega a impiedosa morte, e a transformação, E o medo acaba, e o sono é a benção, O mistério termina, e vem a conformação. A tua sorte está selada, mas não acabada, O tempo passa, a incerteza transformada, Nova escola, nova lição, nova temporada. E tu, serás o teu juiz, Perfeito, como sempre quis, Um homem, uma vida, uma História, Um réu, com tudo gravado na memória..

Afanamos

Recebemos da vida, O que a ela doamos, Por isso, minha dor é sentida, Pelo muito, que da vida afanamos.

Tentando ser feliz

Estamos na terra, buscando a felicidade, Mas quão difícil encontrar, Por onde anda a dita cuja? Por que foges tanto ao nosso olhar? E passam se os dias, os anos, e nada, Por que será? Estamos procurando o fio, desta vida enrolada, Ou será que neste item somos quais cegos? Um dia alguém me falou, Nossos olhos só enxergam aquilo que queremos ver, Então não adianta olharmos no espelho, Refletimos no próximo a nossa própria realidade, Então perguntamos como encontrar a felicidade? Dentro de nós ela existe, Misturada ao um monte de lixo, E isto é o mais triste, Lixo que foi se acumulando, Ao longo dos nossos dias, Pelos desejos desenfreados, Pelos instintos desgovernados, Por sermos o que não nos era esperado, Por vivermos tanto irritado, Por querermos ter o que ainda nos é vedado, A vida na terra é um aprendizado, O homem um aluno, ainda desarrazoado, Mas a busca nos leva ao objetivo, A luta nos exercita nos aperfeiçoa, A batalha enceta...

Mudando de estação

Nas noites lindas de verão, Sinto o calor, e a solidão, Espero por você, em vão, Não estou esperando mais,  Estou mudando de estação .

Aproveite o momento

O minuto que você está vivendo agora  é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugiu das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente,  porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo,  tirando todas as vantagens que puder,  para seu aperfeiçoamento. ================================================ Livro: Minutos de Sabedoria - Carlos Torres Pastorino

Olhar para trás

Não quero salvar o mundo. Quero viver de tal forma, que amanhã eu possa olhar para trás, e não me envergonhar de mim mesmo. E você?

A gratidão

O pensador quando pensa, O cérebro começa a ferver, Então como recompensa, Suas mãos começam a escrever. Tantas bobagens ditas, Quantos erros de português, Até um levador de marmitas, O ofendeu, mais de uma vez. Mas como ele mesmo diz, E a vida continua, E ele como bom aprendiz, Continua na sua. Herdeiro de uma vontade, O aprender a evoluir, E não será com a comadre, O seu caminho a seguir. Nas páginas de um bom livro, Nas palavras de mansidão, Nos bons exemplos que é preciso, E tendo sempre a gratidão.

O amanhã pode não existir.

Não procure desculpas para o seu erro, O seu erro é culpa sua, Se estiveres disposto a conserta-lo, Peça perdão, conserte o erro, e agradeça a oportunidade que a vida lhe está dando no hoje. Pois o amanhã, pode não existir.

Nada é ao acaso

Levanto-me cedo, Pronto para trabalhar, Aí me vem o medo, De novo, eu poder falhar. Cada dia nova experiência, Cada dia nova lição, Hoje, foi para exercitar a paciência, E amanhã, não sei não. Nada nos é dado ao acaso, Tudo tem um fim útil, Por isso, se seu prato é raso, No passado, o excesso te foi fútil. A vida ensina, O bom aluno aprende, O mal, precisa de buzina, O bem, uma luz sempre ascende.