Postagens

Mostrando postagens de 2012

Chuva de verão

Quando essa chuva cai, Linda chuva de verão, As vezes fazendo estragos, Mas lavando o ar e o chão. Sinto a alegria sincera, Que brota do coração, Essa chuva que retempera, A doce terra do sertão. Às vezes me entristece, Ver as ruas alagadas, Muitos bueiros tampados, Com as sujeiras ali largadas. Mas um dia vamos ter, Pessoas com mais responsabilidade, E cidadãos, com certeza vão ser, Com uma vida de mais qualidade.

O sorriso do justo

Há coisa mais bela, do que olhar pela janela, e ver um lindo amanhecer. Há coisa mais maravilhosa, do que de uma varanda gostosa, contemplar o entardecer. Há coisa mais emocionante, do que dois corações amantes, ver a lua o céu correr. Há coisa mais esperada, do que uma criança amada, que está para nascer. Há, o sorriso do justo, que conquistou a muito custo, na experiência do bem viver.

O encanto acabou

O Natal passou, O encanto acabou, Nas estradas vários mortos, Por alguém que se embebedou. Bendita seja a cerveja, Bendito seja o vinho, Mas quero que alguém veja, Trés mortos em caixões novinhos. Quanta comida estragada, Por alguém que tem fartura, Quanta gente na mesa não tem nada, E você anda com frescura? Trinta pessoas beberam, Trezentas garrafas de cerveja, Trinta pessoas não morreram, Mas uma mãe não festeja.

A realidade natalina

      O Natal já chegou, muitos presentes, muitas comidas, mas infelizmente, muitas bebidas. Pessoas que arranjam todo e qualquer motivo para se locupletarem de álcool. Como será a vida desses nossos irmãos, será de felicidade, ou será de uma angústia que sómente a cerveja consegue amortecer. Tudo é, será? A resposta certa não sabemos. Mas o que sabemos, é que a bebida corre solta, os carros rodam à alta velocidade, famílias são destruídas, e após o Natal, a realidade, esquecemos do aniversariante, Jesus ficou longe de nossas mesas, só enfeitou nossas árvores. Esta infelizmente a nossa triste realidade. Será que há tempo de se consertar isto?

Quase nada

A realidade é que nós somos o que pensamos, Como nós pensamos em quase nada, Quase nada nós somos.

Viver a vida

Hoje eu quero falar com você, você que está me lendo neste momento, Qual é a tua ideia, qual o seu pensamento? Você é uma pessoa de bem? Ama seu próximo? Amas alguém? Ou odeias? Odeia alguém em especial? Fazes algum trabalho em prol do seu próximo? Praticas alguma religião? Pertences a alguma ONG? Gostas de cantar? Ouvir música? Parecem perguntas banais não? E são? Mas no fundo, são estas coisas que te farão uma pessoa diferente, ou melhor, uma pessoa especial, pelo menos para alguém. Porque uma boa ideia, um bom pensamento, te contamina, e irradia-se pela tua aura, e sem ver, todo mundo percebe. Se amas, então é melhor ainda, o amor cura todas as feridas, todas as dores, físicas e morais, e serás mais especial ainda. Mas se odeias, é o inverso, colherás dissabores, desilusões, e mais tarde, doenças. Além do que, como disse acima, o ódio, se irradiará em sua aura, e todos saberão que és uma pessoa odiosa. Participar de um trabalho em prol de alguém,...

Todo homem

Todo homem deveria ser homem, Deveria ter a coragem, de sempre dizer a verdade, Deveria ter a consciência de seus deveres e obrigações, Deveria sempre estender suas mãos aos necessitados, Todo homem deveria ter a coragem de dizer não aos vícios, Todo homem deveria dizer não a bendita latinha, Todo homem deveria desligar o celular quando ao volante, Todo homem deveria falar menos e escutar mais, Enfim, todo homem deveria ter a coragem de ser homem, com H maiúsculo. Mas infelizmente, isso é para poucos. O mesmo vale para as mulheres.

A caridade ll

O trabalhador é digno do seu salário, Mas, o vagabundo tem que comer, Não importa a custa de quem, O inválido tem necessidade, O idoso mais necessidade ainda, E no nosso Brasil despedaçado, Temos o rol dos desempregados, A fila dos desmiolados, Na praça um monte de jovens sentados, Poucos sabem ler, muitos iletrados, E é aí que entra a caridade, Não a caridade de simplesmente matar a fome, Mas, a caridade que mata a ignorância. E fora da caridade, não há salvação(Allan Kardec ).

A passagem do homem

O homem nasce, O homem cresce, O homem amadurece, E depois apodrece. E ninguém se lembra, Todo mundo esquece.

Todos chegaremos

Deus é Pai, é o Criador, o princípio de tudo. Depois Dele, todos somos criaturas. E Deus, como Criador e portanto nosso Pai, Com sua infinita sabedoria e misericórdia, nos criou a todos iguais, não nos criou anjos ou demônios. Nós é que, em nossa caminhada evolutiva, nos tornamos na maioria das vezes, primeiramente em maus, porque é mais fácil, mas, com o  decorrer do tempo, vamos aprendendo que a maldade tem seu preço, e que não vale a pena pagar, e vamos nos aperfeiçoando, e sabendo identificar, o que é bom ou ruim, e assim, de perfeição em perfeição, nos tornaremos um dia anjo, ou melhor, um espírito puro, como Jesus, que como nós, trilhou todos os caminhos da evolução, e chegou lá, e nós também chegaremos, a velocidade, cabe a nós decidir.

A consciência e a verdade

Na verdade, todos vivemos uma grande mentira, A ilusão é o grande ópio do mundo, O homem se ilude com a aparência, Se ilude com a indecência, Se diz ter complacência, Mas na realidade, Quando a coisa se mostra na sua pureza, nua e crua, O homem pula, e se preciso, rouba, Se preciso, mata, Se preciso, mente, Tudo para justificar a sua grande mentira, Tudo para justificar a aparência, Tudo para esconder a sua indecência, Tudo para camuflar a sua pura realidade, Mas o que é real sobrevive, E terás que prestar conta com a justiça divina, Justiça que está escrito em nossa consciência, E quando ela não estiver mais circunscrita na carne, Ela se verá em toda a sua realidade, E aí meu amigo, começará o nosso grande calvário, De nos olharmos no espelho, e nos envergonharmos de nós mesmos, Mas ainda temos tempo, De nos mostrarmos de cara limpa, De estendermos as mãos, E trabalharmos em prol de nossos irmãos, Só assim, teremos a paz, a do mundo, ...

Ficou a experiência

Depois de tantas e tantas, Idas e vindas, Depois de tantos erros, Agora, a berlinda. Mas nem tudo foi em vão, Ficou a experiência, E as marcas são profundas, Ganhei mais paciência. Seja quente ou frio, Pois o morno, eu vomitarei da minha boca, Disse o Mestre Jesus, E a frase, me serviu como uma touca. Cobriu minha cabeça, Enredou-se no meu ser, Não tenho medo de nada, O que não sei, posso aprender.

Escravos do mundo

A carne é fraca, Porque o espírito é imperfeito, Quando da melhora nas qualidades do espírito, A carne vai se fortalecendo, Até o dia em que viveremos no mundo, Mas não seremos do mundo, Porque o mundo já não exercerá a sua influência sobre nós. Até lá, seremos escravos da matéria, ou do mundo.

De quem é a culpa?

O pensador passa bem, O pensador lava bem, O pensador dorme bem, O pensador come bem, Mas no bolso, não tem um vintém! E a culpa, é de quem?

O verniz

Tire a casca, Mostre a sua cara limpa, Não se esconda atrás do verniz, A realidade é outra, A realidade dói, Mas é a única de que podemos nos valer, O falso não existe, é ilusão, E de ilusão em ilusão, nos perdemos, E hoje temos dificuldade até de nos entendermos, Quando mais ao nosso próximo, o nosso vizinho, Até nossos filhos nos parecem estranhos, Não parecem nossos filhos, de onde vieram? Vieram exatamente para mostrar a nossa realidade, Para corrigirmos nossas falhas, nossos destemperos, E ajudar nos a mudarmos os rumos, os prumos, Temos de fixar novos parâmetros, Baseados na realidade, na verdade, e no amor. Estás preparado?

Entendendo

Só colocando a mão na massa, Conseguiremos entender, O que é que se passa, Na alma,  De quem sofre uma desgraça, Principalmente quando, O homem, se afoga na cachaça, E uma mulher piedosa, Lhe dá o ombro, e o tira da praça, Sem questionamento ou vergonha, E pra ele sorri, com toda sua graça.

Porque será?

O sol nasce para todos, A chuva molha tão bem, Somente os olhos teus, Não brilham para ninguém.

O pensar, e o burro

Dizem que de tanto pensar morreu um burro, O burro aqui ainda não morreu, Mas está prestes. Mas continuo pensando, apenas os cabelos branquearam, Os olhos necessitam de mais luz, As pernas de mais descanso, mas nada que uma boa noite de sono não resolva. Continuo pensando na vida, na zda vida, nas suas dificuldades, e de como tudo que o Criador fez, o fez maravilhosamente bem, e isso me conforta, e me dá animo para continuar na luta, para viver o bom combate, como nos diz o Apóstolo Paulo. O pensar, e o realizar. Porque se viver só de pensar, aí não tem jeito, o burro morre mesmo.

Nem todo mal

Nem todo mal, é um mal, Nem todo bem, é um bem, Portanto muito cuidado, Ao fazer algo pra alguém.

O próximo

Ó homem, acorda, Teu tempo está escasso, Tuas oportunidades estão acabando, Se vira nos trinta, Faça o melhor que puder, Não perca uma chance de servir, Não perca uma chance de fazer sorrir, Aprenda, ame, ensine, cuide melhor de você, Cuide melhor de seu próximo, porque você pode ser o próximo, e o seu próximo pode se aproximar de você.

A hora

Quando a tristeza aperta, não encontro lugar, nem qual a hora certa, para eu poder chorar.

O Nesto

O Nesto é o homem mais procurado do mundo. Como o Nesto, todos deveriam ser. Em alguns lugares, ser o Nesto, é contra indicado. Mas, para o Nesto, ser o que é, é o que importa.

Um dia saberás

O intelecto sabe, A razão não justifica, A consciência condena, E o caso como fica? O mundo é bem maior, O universo não tem fronteiras, Assim como o pensamento voa, Por favor, não diga besteiras. Nossa vida tem histórias, Que ainda não podemos entender, Mas tudo está gravado na memória, E um dia, vais saber. Porque o intelecto sabe, E a razão encontrará justificativa, Porque sua consciência o condena, Não por acaso, mas por afirmativa.

Revelar

Parodiando a Bíblia; O amor cobre uma multidão de pecados . E os nossos olhos revelam, nossos pecados velados .

Um simples gostar

Se um dia você deixar de me amar, Será porque verdadeiramente você nunca me amou, O seu amor, era um simples gostar, E na verdade, você sempre me enganou.

Não seja

Não seja hipócrita, Seja verdadeiro, Seja corajoso, Não ande pelas mãos alheias, Questione tudo, Leia de tudo, Analise tudo, Tire suas próprias conclusões, Você pode, Você deve, Quem começa a questionar, Já está pronto para receber as respostas.

Orar e vigiar

Orar significava abrir a boca, na língua aramáico em que Jesus de expressava. Ma, quando Ele disse; - Orai e vigiai. Qual boca Ele queria que mantivéssemos aberta, com certeza não era a nossa boca que usamos para falar, essa devemos manter fechada o máximo possível. A boca que devemos manter aberta, é a boca que fica na parte superior da nossa cabeça, que é conhecida como chacra coronário. E esse chacra permanece aberto, quando temos pensamentos e atos positivos. Porque quando fazemos ou pensamos coisas negativas esta boca se fecha. E é por este chacra, que toda energia, principalmente a solar, penetra no nosso organismo, físico e astral, e é distribuído por todos os outros chacras, mantendo assim a vida e a saúde do nosso corpo. Mas, se através dos nosso atos e pensamentos negativos, mantivermos esta boca (chacra coronário) fechada, então com certeza teremos problemas de saúde dos mais diversos. Então, sigamos as palavras de Jesus, Orar, manter a boca aberta, mas a boca ce...

A omissão

     A condenação é um ato muito comum em todos nós. Mas será este ato justificável? Será que temos condição, ou moral para julgar alguém? Questão duvidosa, não? Jesus nos ensina no seu Evangelho; Aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra. E nós como perfeitos cidadões, atiramos todas, e nem sabemos a história da pessoa, como ela chegou àquele determinado erro, ou quais as situações da vida a levaram a determinado fato. Mas nós temos pressa em julgar, pois assim estamos jogando a culpa em alguem, e de certo modo tirando um peso de nossas costas. Mas do outro lado da vida, no nosso julgamento, seremos julgados por nossas palavras, atos e omissões. Assim, como a cada situação, que tivermos para poder ajudar, e não ajudamos, e disto acorrer um fato grave, com certeza seremos responsável por ele. Por exemplo, uma pessoa nos pede que a levemos ao pronto socorro que ela está passando mal, e nós por qualquer motivo, recusamos, e esta pes...

Verdade (Acróstico)

V erdade, é aquilo que é, ou se imagina que seja. E rros acontecem, fazem parte do aprendizado. R uim seria se não tivéssemos errado, pois não teríamos tentado. D i reita ou esquerda, certo ou errado, caminhos a serem trilhados. A mor, um caminho que todos buscam. D iferença, foi criada para podermos discernir. E va, a mãe de todos os erros, tinha uma bela maçã.                                             Fernando    23/06/2011

No silêncio da prece

No silêncio da prece, Encontrarás a paz, Ore por quem te esquece, Ore por quem mal te faz. No silêncio da prece, Encontrarás respostas, E estudando tu cresces, E poderás fazer o que gostas. No silêncio da prece, Teu coração se ilumina, Tua alma se aquece, E tua fé se afirma.

Estás preparado?

Sei que a vida é dura, Sei que os homens são mole, Sei que a carne é fraca, Mas, é porque o espírito ainda não está preparado. E como você está se preparando?

Na romagem da vida

Estamos nesta terra de passagem, somos viajantes, contemplando a paisagem, somos ignorantes, iguais bois na pastagem, pois só vemos a grama, e não vemos a romagem. A terra é a escola, o espinho é a lição, a vida é um professor, e a flor, uma benção, e nós alunos atrasados, fazendo a revisão, pra ver se nós passaremos, a uma outra dimensão. A terra um planeta de provas, e também de espiação, mas esta escola se renova, para nos dar condição, para quando formos pra cova, nós termos uma nova visão. Que o espinho produziu frutos, e deu flores de montão, e não estamos mais de luto, e que Jesus nos deu  a mão.

O inferno consciêncial

O pior inferno, É o da consciência, Pois nenhum homem de terno, Dela terá clemência. Do outro lado da vida, O homem vai encontrar, Sua sacola abastecida, Daquilo que semear. Se semeou vento, Colherá a tempestade, Se semeou tormento, Encontrará infelicidade. Mas se nada semeou, Sua sacola estará vazia, Pois se em nada ele errou, Porque o bem não fazia? Ai a consciência, Chorará o tempo perdido, Mas o Pai terá clemência, E nova chance ao desvalido.

Enchendo os cofres

Hoje o pensador esta cansado, A coluna está fervendo, A mente preocupada, Com indigentes morrendo, E políticos dando risada, Com seus bolsos enchendo.

Adão e Eva

     Dizem os religiosos católicos e protestantes dos mais variados tons, que a humanidade proveio de Adão e Eva. Mas dando um rápida lida na passagem dos mesmos, vemos que Adão e Eva tiveram dois filhos, Abel e Caim, depois, que Caim matou Abel, pronto, ja ficou só um. Há...E pondo um pouco mais de atenção, percebemos que colocaram uma marca na testa de Caim para que todos soubessem que ele era assassino, mas quem eram esses todos, se havia sómente Adão e Eva. Continuando, a bíblia diz que após isso Caim se afastou e foi para outra cidade. Olha, já existia outra cidade, percebeu a falha técnica. E lá nesta cidade ele casou-se e coisas e tal. Então percebemos claramente só por este trecho, que Adão  e Eva não foram os primeiros seres humanos sobre a terra. E sim, estudando outros livros, percebemo que eles apenas são representantes de um grupo de seres expulsos de outro orbe, o qual como a terra atualmente, passou por processos evolutivos, e estes ...

Ser sábio

Eu tinha um sonho, De crescer forte e sadio, Hoje, a mão no fogo eu não ponho, Por esse sonho vazio. Pois a verdadeira força, Esta no conhecimento, E por mais que você torça, Sabedoria é um cimento. Que vai durar para sempre, E a chuva de seus desejos, Já não o deixam ciumento. Você vence o seu ego, Você vence a multidão, E está livre dos tormentos.

Somo filhos da luz

A carne é fraca, O espírito não está preparado, Por isso ainda temos tanto medo, Medo da dor, medo da solidão, Medo da falta de amor, Medo de ser o que deveríamos ser, Mas tudo isso faz parte do aprendizado, Um dia teremos descoberto, que somos partes da luz, e deixaremos essa luz brilhar em nós. Sem esquecer, que grande parte da luz, é conhecimento, E sem conhecimento, sem uma mente adestrada, Ficaremos perdido, nesta mesma estrada. Mas, quando esta luz, a da fé e da sabedoria, Estiver implantada em nós, então poderemos dizer Como Cristo disse; "Eu e o Pai somos um".

Pensando e repensando

   A saúde do corpo, depende da saúde da mente, isto  todos  concordam,  então  todos   consentem, mas porque nos preocupamos tanto  com o corpo, e tão pouco com a mente? Adoramos olhar no espelho, às mulheres um baton vermelho, as saias acima do joelho, e eu na coluna do meio. Se nos preocupássemos mais com a mente, o espírito, em buscar a paz, e tornarmos-nos capaz, de ser menos sagaz, e ser mais observador, aprender a aliviar a dor, não ser apenas um doutrinador, mas sim, um semeador, que semeia flores, e que colhe amor. Cada ato de bondade, te trará felicidade, limitaras desigualdade, de teu irmão, teu confrade, terás o reconhecimento, aliviarás sofrimento, e então compreenderás, que só o amor te trarás, alivio a suas dores, das pessoas os amores, e então compreenderás Pedro, o apóstolo, quando diz; "Que só o amor cobre a multidão de nossos pecados". E dizia Jesus, que nossas doenças, eram o efeito de nossos pecados. E ...

Você é um ser abençoado

Nós, os espíritos encarnados, Continuamos com medo, Dos espíritos desencarnados, Mas você num mexe um dedo, Sem ter um deles ao seu lado. Mas não se atemorize, Você é um ser abençoado.

O remédio pra tudo

Para tudo tem remédio, Só não tem, para a falta de amor, Eu já curei até o meu tédio, Mas meu problema, é a outra dor.

A sapiência

A sabedoria do ser, Está em não ser, vil, Pela sabedoria morrer, E do bem, não tirar um só til.

O remédio

Quando a tristeza ataca, Precisamos reagir. Mas é na pessoa mais fraca, Que a tristeza se faz sentir, Mas nessa hora a oração, É o remédio, que não se pode omitir.

As procedências

O sol sempre brilha, A lua sempre aparece, O lobo forma matilha, Mas o homem se esquece. A fonte fornece a água, A corda desce o balde, O homem que sente mágoa, Tem uma ferida que arde. O coqueiro fornece o coco, A laranjeira, a laranja, O homem parece louco, E sua saúde esbanja. Da cana vem a cachaça, Da uva já vem o vinho, Dos dois o homem se engraça, E ainda cai no caminho. Do bem se procede o bem, Do mal se procede o mal, O homem que diz amém, Acaba no lamaçal.

O Brasil pendente

O dia da independência, Hoje foi comemorado, Mas o nossa independência, Só a pouco foi conquistado. O Brasil segue crescendo, Mesmo a trancos e barrancos, Mesmo com alguns falecendo, Muitos negros, alguns brancos. A nossa política padece, De homens de boa intenção, A maioria dos políticos agradece, Ao povo que vota em vão. Sou a favor da corrente, Que a política fosse voluntária, Que nenhum político decente, Se misturasse a gentalha. Que vereadores e deputados, Trabalhassem sem remuneração, Assim iriam embora os folgados, Desapareceriam os anões. Mas o Brasil é maior, Do que tudo que foi roubado, Alguns vão parar na cadeia, E poucos, mudarão de lado.

O homem diferente

O que faz um homem honesto? Busca no estudo a razão, Busca o direito, esquece o resto, Observa a lei, não discute em vão. Oque faz um homem desonesto? Busca no escuro, a ocasião, Busca o erro, diz; Eu não presto, Observa o outro, o mesmo é ladrão. O que faz um homem ser diferente, Estuda, trabalha, tem religião, Busca acertar, não é transigente, Não tem fanatismo, apenas é cristão.

A travessia

      Para viver bem, é preciso pensar bem, agir bem, e para o bem. comer bem, e com qualidade, beber, de preferência sucos e água, se possível, natural. Um divertimento saudável, é ótimo, dançar, faz um bem danado. Cantar, faz um bem para a alma. Orar, um ótimo remédio, contra as dores e o tédio. Não usar de palavrões, pois estes nos fazem mal, e com o tempo se transformam em doenças. Eliminar se possível as preocupações, pois tudo o que acontece é por ordem superior. Se é uma prova que temos que passar, façamos a prova, destemidamente, pessamos força ao criador, e com certeza Ele nos enviará, e os amigos espirituas nos ajudarão a atravessa-las. Agora reclamar não resolve, quem vive reclamando é porque não gosta de esforço, nem de trabalho. Este vai ter que sofrer, para poder aprender. Lembre-se, tudo o que nos acontece é para o nosso próprio bem, então não desperdice nenhuma oportunidade de crecer, de evoluir. Pois todos estamos des...

O cristão e o trabalho

    Jesus disse que Ele era o caminho, a verdade e a vida. Se Jesus é o caminho, temos que trilhar por ele para chegarmos a casa do Pai. E como é esse caminho chamado Jesus. É um caminho onde encontramos o trabalho, a verdade, a cura, a docilidade, o perdão, o amor, e também a cruz. Se tivermos a coragem de carregar todos esses apetrechos deste caminho chamado Jesus, então podemos sermos considerados um Cristão, Mas se você está esperando que o sangue de Jesus te salve, espere sentado. Porque Jesus também disse que; O trabalhador é digno do seu salário. Preste atenção, o trabalhador. Também disse Jesus que: A cada um será dado segundo suas obras. Preste atenção, segundo suas obras, não segundo sua fé, ou sua crença. Portanto, se você se diz Cristão, trabalhe, estude, e ame seu próximo como a você mesmo. Amor é sinonimo de caridade, e como dizia Kardec, fora da caridade não há salvação. Concordo e assino em baixo.

A oração

       A oração é uma forma de nos conectarmos com Deus, ou com seus auxiliares, que são os espíritos superiores. Porque Deus poderia resolver tudo sózinho, mas Ele quer que nós nos auxiliemos uns aos outros. A oração quando feita, com fé, com sentimento, com gratidão, ela alcança níveis superiores, nos coloca em relação com os auxiliares mais direto do Pai. Mas quando a oração é feita mecanicamente, ela não sai muitas vezes do seu quarto, ou alcança um limite muito baixo, e não atinge o objetivo. Portanto ao orarmos, elevemos o nosso pensamento ao Criador, agradecer, e pedir com fé e humildade, que o Pai colocará através de seus filhos maiores os recursos que necessitarmos. Orai, mas também vigiai, pois os cuidados com nossos pensamentos e ações, são imprencidíveis, para que os males não nos aconteçam. Porque o bem, atrai o bem, e o mau, atrai o mal. Isso é da lei.

Pescando sereia

Imagem
Estava caçando palavras, Pra dizer não sei o que, Não sei por que cargas d´água, Lembrei-me de você. No topo de uma montanha, Cacei um fato irreal, Mas que coisa mais estranha, Você era um vegetal. Procurei na margem de um rio, Pescar fato interessante, Mas de repente um arrepio, Deixou-me estonteante. Ao olhar o espelho d´água, Mas que susto que eu levei, Eu não sabia nadar, Mas por você me atreverei. Caçar um lírio formoso, Como aranha fazer teia, E num recanto charmoso, Vou pescar minha sereia.                                                           Fernando       15/06/09                ...

A eleição e o voto

A eleição está chegando, E penso em quem votar, Os muros que estão pintando, Nestes não, só se caiar. Vi uma placa bem grande, Candidato bem arrumado, A fotografia se expande, Mas o dito é camuflado. Tem um tal de candidato, Com fama de mentiroso, Além de tudo é ingrato, E se falam, fica furioso. Dentre os vereadores atuais, Em nenhum eu vou votar, Seus salários anormais, Marcaram e eu vou lembrar.

A dor do amor

O pensador estava passando dor, Tomou um melhoral, Não ficou legal, A dor era de amor. E para curar esta doença, Gostosa de se sentir, É se entregar, não se omitir, E deixar que o amor vença. E se a dor não passar, Se acostume com ela, Pois a amor não é novela, E não adianta se casar. Mas se a dor encontra remédio, Na paixão de outro alguém, Que os anjos digam amém, Já não existe mais tédio.

Se eu soubesse

Há, se eu soubesse, O dia da minha morte, O dia da minha sorte, Saber tudo o que eu quisesse. Saber o que aconteceria, No dia do fim do mundo, E qual o lugar mais fundo, Pra ver se lá eu cabia. Saber que a juventude, Que gosta de estudar, Se solução salutar, Motiva sua atitude. Há, eu queria saber, O que será da natureza, O que vai ser desta beleza, Que o homem vacila em ver. Queria saber as verdades, Pra ensinar ao meu povo, Se nasceu primeiro o ovo, E como se livrar das maldades. Queria saber ser feliz, E como se livrar da morte, E como aumentar a sorte, E ser o que eu sempre quis. Mas, uma coisa eu já sei, Que tudo no mundo é bom, Homens, animais, vegetais, e o som, Mas ainda não acabei. Agradeço ao Pai do céu, Que fez a natureza e a lei, Que governa tempo, espaço, e rei, E aos nossos olhos coloca um véu. Por causa da nossa ignorância, Pois teimamos em não crescer, Teremos novamente que nascer, E ...

Possibilidades

Enquanto a vida segue seu indelével caminho, O homem se pertuba com suas quimeras, Enquanto a vida mostra suas possiblidades, O homem se estressa numa longa espera, Enquanto o homem, não aprender o valor do espinho, Viverá seu inverno, em plena primavera.

A cruz

O pensador cansado, Deitou-se para dormir, Teve um sonho engraçado, Ele não parava de mentir. Levantou-se acabrunhado, Com um remorso a sentir, Fez uma prece pro cunhado, Mais duas pro Jurandir. Depois deitou socegado, E sonhou com Jesus, Teus pecados estão perdoados, Agora só falta a cruz.

Era saudade

O pensador estava pensando, Mas não sabia em quê, Talvez sonhasse que estava voando, Pras terra do bem querer, Mas o pensador acordou chorando, E era saudade...de você.

Tenho olhado

Tenho olhado o mundo E fico desconfiado, Porque este povo imundo, Caminha sempre ao meu lado. Tenho olhado a verdade, E descobri ambos os lados, Não é o povo que é imundo, Mas sim a minha vaidade. Tenho olhado o presente, Que se aproxima do futuro, Então me senti ausente, Escondido atrás de muros. Tenho olhado no espelho, E vergonha tenho sentido, E descobri que o vermelho, É da maçã não ter comido. Tenho olhado meu próximo, E já não fico indignado, Eu já quase me aproximo, De um amor idealizado.

Tenho fé

Tenho fé, que vou ser melhor, Tenho fé, que me despirei do pior, Tenho fé, que o amor, é o sentimento maior. Tenho fé, que cada um recebe o que merece, Tenho fé, que cada um merece a dor que padece, Tenho fé, que um grande remédio, é a prece. Tenho fé, que um dia encontrarei Jesus, Tenho fé, que não foi em vão sua cruz, Tenho fé, que sou trevas, mas alcançarei a luz. Tenho fé, que você me seguirá, Tenho fé, que uma grande luz nos guiará, Tenho fé, que um grande amor nos unirá.

A ação e a reação

A única coisa que podemos nos arrepender, é de ter magoado alguém. Mas isto é corrigívil, com um pedido de desculpa, com uma ação, solidária. Quanto ao resto, tudo faz parte do aprendizado, ninguém aprende sem errar. Por isso se diz; Errar é humano, mas continuar no erro é burrice. A ação continuada no erro, produz em nós efeitos compatíveis a ação maldosa, muitas de nossas doenças são causadas por erros repetidos, tais como; Ficamos sempre magoados, tudo nos magoa, isto é um sentimento errado, nocivo a nossa saúde. Efeito; Grande probalidade de se ter um cancer. Nervoso, uma úlcera no estomago, e assim por diante. Maiores detalhes poderão ser encontrados num livro que se chama; A linguagem do corpo, de Cristina Cairo.

O teu passado

A tua insegurança, Me faz pensar no passado, Do seu tempo de criança, Com seu vestido amassado. Mas o tempo passou, E como estás bonita, Só a lembrança ficou, De sua carinha esquisita. O que passou passou, Viva o presente, contente, Relembre o que mais gostou, Arege a sua mente. Estarei a seu lado, Para o que der e vier, Serei seu eterno apaixonado, E tu serás mais que mulher.

Pai do céu e Pai da terra

Pai do céu, Pai da terra, Pai do céu só acerta, Pai da terra, às vezes erra. Pai do céu, Dai me inspiração, Para ao meu pai terreno, Eu ter sempre gratidão. Pai do céu, Ao pai da terra, Um favor quero pedir. Pai do céu, Meu pai da terra, Sua vida dirigir. Pai do céu, Eu te agradeço, O pai que tu me destes. Pai da terra, Eu não mereço, Nem tocar a suas vestes. Pai do céu, Filho travesso, Oferece uma prece. Ao pai da terra O meu apreço, O melhor, você merece.                                                           

A luta de cada dia

O homem, esse ser insensato, Da mais valor ao sapato, Que pode ser de pelo de gato, Do que a um pobre qualquer. Vive no mundo da lua, Sem saber que a culpa é sua, Mais arcado do que um arco de pua, E diz que sofre por mulher. Mas o que ele não sabe, É que antes que a vida acabe, A vida real por um momento se abre, E ele terá que decidir o que quer. E qual o caminho a tomar, Se seus impulsos ele quer domar, Se uma vida digna ele quer levar, E se tem as armas que esta luta requer.

Viver a vida (acróstico)

V iver a vi da dignamente. I novar, pesquisar, estudar, V itória só se consegue pelo trabalho. E rrar faz parte do aprendizado. R ico é aquele que se contenta com o suficiente. A i daquele que só reclama. V ício, não carregue nenhum. I ra, tire do seu vocabulário. D omar suas paixões é o seu desafio. A me desmesuradamente a todos e a tudo.

Tua luz

O homem para ser feliz, Precisa olhar no espelho, E ver se a ponta do seu nariz, não é o que ele ve primeiro. E se isso acontecer, Precisa de um cirurgião, Porque se não vais morrer, Pior do que um pagão. Agora se a tua visão, Quando no espelho focar, Tu veres a necessidade de um irmão, Tua luz começou a brilhar.

Um dia acordei

Sonhei que eu era um espinho, Que entravava o caminho, E que para minha alegria, Eu nunca estava sózinho. Mas um dia eu acordei, E desses males eu me safei, E comecei a agir diferente, E alguns amigos ganhei. E aprendi a transformar, O espinho de um pomar, Numa doce fruta, Que até você vai gostar. Então o meu espinho, Se transformou em flor, Que embeleza o caminho, E que irradia amor.

Mostre o seu brilho

Basta a cada dia o seu mal, Já dizia o Mestre maior, Se você quiser ser o tal, Nunca pense no pior. Na vida tudo é lição, Que temos que aprender, Por isto preste atenção, E cumpra sempre o seu dever. Não deixe que a preguiça, Consuma o teu vigor, Acabe com essa barriga roliça, Trabalhe, estude com amor. No mundo somos crianças, Aprendendo as primeiras lições, Por isso o peso na balança, Causa muitos senões. Mas o Pai que é justiça, Espera pelos seus filhos, Mas não é indo às missas, Que mostrarás o teu brilho. Jesus pede o trabalho, E mostrou como servir, Não fique de galho em galho, Ensine alguém sorrir.

O filho, o amor, e a mãe

Andava pela rua, E ouvi uma criança dizer, Vivo só e abandonado, Onde está o meu prazer. Não conheço pai nem mãe, Não tenho braços pra me aquecer, Mas existe alguém no mundo, Que me permitiu nascer. Ó Pai do céu eu ti peço, A alegria de sentir, Uma mão me acariciando, Uma canção pra eu dormir. Pai do céu eu tanto queria, Minha mãe poder encontrar, Pra mostrar que também sei, O que é o amor Patrocine esta palavra. Em breve... , e perdoar. Pai, eu ti imploro, Pra todas as mães iluminar, Encher de bênçãos seus corações, E para a minha mostrar. Que este teu filho, Uma oração vai rezar, Pedindo a Nossa Senhora, Para no céu nos juntar.                                                            ...

O verdadeiro homem

O verdadeiro homem; É aquele que adora as mulheres, É apaixonado pelas crianças; Tem um grande amor pelos idosos, E ainda por cima, um grande respeito pelos animais. E quando tem tempo, cultiva flores.

Depois do espinho...

Perguntei ao pensador, Oque ele achava da dor, Sem pensar, ele respondeu, Depois do espinho, a flor. Pois em todos os caminhos, Buscamos, somente o amor.

O importante

Jesus morreu de braços abertos para que nós não ficássemos de braços cruzados. E ainda tem mais; É bom ser importante, mas é muito mais importante ser bom. E você é muito importante, pois sem você, o mundo não seria o mesmo, sabia? "Sábia reflexões do dito popular".

O bem e o mal

Um bem é sempre um bem, Um mal é sempre um mal, Se você quiser ser alguém, Faça algo de especial. O bem sempre é nobre, O mal sempre faz sofrer, O bem é bom para o pobre, Mas o rico, pode merecer. O bem pode vir a cavalo, O mal pode vir a pé, O bem pode sair do ralo, Mas o mal, é falta de fé.

Oque vamos levar?

Meu Deus! Tenha paciência, meu povo, vive na indolência, os jovens, vivem na indecência, e os pequeninos, quanta carência. Jesus, tua cruz não seja em vão, ajuda esse povo, a ser verdadeiramente cristão, quero ajudar, estender as mãos, vou ser operário, não tenho missão. Nas ruas pobres carentes, nos palácios, trocam-se presentes, para o povo, governo está ausente, e a lei, porque isso consente? Todos somos livres para agir, mas nos enganamos, e continuamos a mentir, e o que levarei, na hora que partir? tudo o que plantei, e pude repartir.

Algumas verdades

O amor, cobre uma multidão de pecados. O ódio, deixa feridas por todos os lados. A alegria contagia as pessoas. A tristeza faz com que estas mesmas pessoas se afastem de você. Portanto, se você quiser ser feliz e saudável, espalhe amor e alegria por onde você passar. Quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia o bem, colhe amor e felicidade.

Há esperança?

Meu Deus, quanta ignorância, Quantos jovens, sem um mínimo de pudor, Sem um mínimo de realidade, Vivem por viver, só para o prazer, Os antigos diziam que falta religião, Eu digo que falta tudo, Falta educação, falta coração, Os pais perderam a rédea, Os filhos não perderam, porque ninguém perde o que não tem. Há esperança? Sim, cuidem das crianças. A terra não tem mais tempo, Vamos educar, vamos amar, vamos servir, Sem complicar. São duas as asas do progresso, Como dizia Kardec; Amai-vos e instrui-vos.

A construção

Todo homem nasceu igual, Simples e ignorante, Mas o destino fatal, É ter asas muito elegante. Você constrói o destino, Com suas ações e palavras, Se viveres no desatino, Sofrimento, pra ti lavras. Você pode fazer o melhor, Sempre, e em qualquer momento, Por isso, não seja o seu algoz, Faça o bem, livre-se do tormento. A cada um segundo suas obras, Jesus sempre dizia, Não é o Pai que te cobras, Mas a consciência, pura e fria.

Para pensar

      O grande herói é aquele que vence as pequenas batalhas de todos os dias. E o grande vilão é aquele que não tem a mínima noção. Vive a vida como se nunca fosse morrer, e morre como se nunca tivesse vivido.

O porquê do sofrimento

Se Deus é sumamente bom e justo, e se nós tivéssemos somente uma vida, como se explicaria o sofrimento   de  nossos  irmãos   africanos, ou mesmo nossos  irmãos  do  sertão  nordestino, ou  ainda   aqueles irmaõs  da  casta  inferior  da  India,   onde  eles  nascem  e  morrem muitas vezes sem um mínimo de  dignidade  ou  conforto.  Outro  dia vi uma foto onde um menino africano bebia urina  de  uma vaca  para     matar a sede. Tudo isso não bate com a  bondade do  Criador.  Mas se nós vermos a continuidade da vida,  através  de  várias  existências do espírito na carne, onde ele nasce em um lugar, e em um  corpo  de acordo com sua necessidade de  evolução, e  resgate  de  suas  falta, então entenderemos o porque que tudo exist...

Encontrar o amor

      Se você soubesse o que é o amor, o ficaria esperando por toda a vida, e talvez ele não aparecesse. Porque o seu verdadeiro amor pode não estar encarnado junto com você agora. Por uma prova, ou por  um aprendizado vocês podem momentaneamente estarem separados, mas se  você um  dia já encontrou o seu verdadeiro amor, certamente você o reencontrará. Não é uma boa notícia.

Os setenios

     Nós, os pais, devemos nos esforçar para que nossos filhos alcancem   os   sete anos,   com   a   visão   de   que   o mundo   é   bonito.   E   que   cheguem     ao   catorze   com   a ideia de os homens são   bons.   Caso   contrário,   quando chegarem aos vinte e um   anos,   os   nossos   filhos   terão grandes   dificuldades   para   enfrentarem   o   mundo   e   se tornarem vencedores. Porque se chegarem a maioridade com a ideia que o mundo é ruim, e   que   os   homens   são maus, dificilmente eles terão forças para   encara-los. E   a probabilidade de se tornarem perdedores serão enormes.

A matemática do amor

No amor aprendi a somar, pra ser uma pessoa melhor, mas tem amor que pra ganhar, subtrai oque tem de pior. Com o amor aprendi a multiplicação, para o amor a ninguém faltar, mas encontrei amor traição, que só divisão, sabia calcular. Com o amor aprendi a raiz, Que quadrada podia ser, mas encontrei amor meretriz, que se fracionava, pra se vender. Mas o amor continua, somando e multiplicando, e se culpa da divisão for tua, no quadrado estarás entrando.

O barco do amor

Às vezes, o amor é como um barco, Começa navegando em águas calmas, Atinge o alto mar, Enfrenda tempestades, Mas, se puro e verdadeiro, o barco vence as tempestades e volta ao aconchego da praia de águas calmas. Mas, se o amor for sómente paixão, Ele realmente vai ser um barco furado, E dificilmente sairá da tormenta.

O descobrimento

Permita-se questionar tudo. Não tenha medo de nada. Estamos nesse mundo para aprender. E para aprender precisamos pesquisar, questionar, examinar tudo, sem medo e sem preconceito. Precisamos desconstruir nossas crenças, Pois as crenças nos impedem de crescer.                                          E só assim encontraremos respostas  satisfatórias aos nossos anseios de evolução. Vá em frente, e boas descobertas .

Meu doce

Meu doce mel, Minha alegria constante, Não transforme em fel, A vida deste itinerante. Meu doce mel, Minha alegria, meu pulsar, Por você me torno réu, Para o teu sonho realizar. Meu doce não se azede, Para minha alegria não turvar, Se não matares minha sede, O meu jogo foi de azar.

A sabedoria do rei

O pensamento voa, O físico se desgasta, E você ficando a toa, Só o tempo é que se arrasta. O pensar e o realizar, O aprender e o estudar, Na oficina da experiência, A prática vira ciência. Se no hoje estou pensando, No amanhã triunfarei, Meu castelo estou montando, Mesmo não sendo rei. Mas se a sabedoria, Comigo ela for morar, Serei rei por um dia, Se com você eu estar.

O que mais me agrada

Ao longe, o som da trombeta, Aqui perto, um som tão incerto, Ao lado, um barulho isolado, Ao fundo, um som surdo de um bumbo. Ao meio dia, o sino toca, A meia noite, doze badaladas, O tecelão manuseia a sua roca, E o caboclo, manuseia a sua enxada. E eu, escrevo palavras ao vento, Mas, é você, o que mais me agrada .