Postagens

Mostrando postagens de abril, 2017

A greve e o emprego

Imagem
Uma greve infeliz, Num momento delicado, O País ainda ferve, Com motivo justificado. Mudança na aposentadoria, Direitos sendo alterado, Mas é com muita alegria, Que vejo tudo acertado. Os homens lá do congresso, Conversam o dia inteiro, Mas quando é pra ganhar, Não sobra tinta no tinteiro. O trabalhador só quer, Um emprego pra sustentar, Os filhos e a mulher, Com o salário que ganhar. Mas depois que o sindicato, Botou as mangas de fora, La dentro só existe gato, Porque o emprego foi embora.

A prova

Imagem
Estamos no mundo, Para limpar a lama, E continuamos imundo, Conspurcando nossa cama. Quando iremos aprender, A limpar a nossa luz, Será que uma vela ascender, Disso se fará jus. A crosta é grossa, Como suíno, Nos espargimos na poça, E com isso regredimos. Esperança nos move, A vida ensina, É a prova dos nove, Pra mudar nossa sina.

Estou pensando em você

Estou pensando em você, aonde você está, como está, e porque ai está, poderia estar aqui, ou acolá, mas, estar perto de mim, para eu poder ti ver, sentir teu perfume, deslumbrar-me com teu lindo semblante, ouvir tua linda e marcante voz. Deslumbrar-me com tua inteligência. Mas, continuo pensando, aonde está você? Talvez mentindo para você mesma, tentando ser ou se fazer o que você não é, e nem deveria ser. Você nasceu com um fim delineado, assim como eu, e nossa busca por algo que foge ao nosso escopo, só poderá nos trazer ainda mais dores, e diversos inconvenientes. Mas continuo pensando em você, e na saudade que me dói, construo uma prece, pedindo ao Criador, que leve até você, o meu amor.

O conhecimento

Imagem
Você tem conhecimento? Conhecimento de que? Que a sua ignorância, Foi provocada por você. O saber é difícil, Causa responsabilidade, Mas o dever é um míssil, Cumpri-lo, é qualidade. Conhece a verdade, E a verdade, vos libertará, Desse Jesus, sem vaidade, Conhece-te, e viverás. O aprender é moroso, Estudar da preguiça, Mas o saber é gostoso, E a curiosidade atiça. Procura conhecer-te, Aprender com a natureza, Se errar, concerte, Mostre sua grandeza.                                                      Fernando 03/09/02                                                 ...

Tiradentes, o inconfidente

Dia de Tiradentes, Um homem de coragem, Talvez não prudente, Desafiou a hierarquia, Desagradou muita gente, Foi condenado a forca, Mas, morreu contente, Deu sua contribuição, Pra melhorar a vida da gente, E hoje é reconhecido, Como o Inconfidente.

A busca do eu

Imagem
Há, o homem, quanta besteira faz, pensa que é Deus, que é a maior autoridade em tudo, que já sabe de tudo, e que só precisa agora é ganhar dinheiro. Mas ganhar dinheiro pra que? Para se regalar no que não é conveniente? Ou para se ter aquilo que ele não tem competência para ter. Meus amigos, como somos ignorantes, como não sabemos de nada, bem dizia Sócrates; - "Só sei, que nada sei". Bem disse Jesus; - "Conhece a verdade, e a verdade vos libertará". Mas quem está disposto a conhecer esta verdade que dizia Jesus? Bem poucos, porque esta verdade não dá lucro, dá responsabilidade. E quem quer responsabilidade? Mas sem esta responsabilidade, de se conhecer, ou de se autoconhecer, e a partir daí, começar o trabalho de reconstrução do próprio eu, para melhorando seu eu. começar a ajudar a melhorar o seu próximo, e assim numa grande corrente, que começa com o nosso próprio elo, é que começaremos a ser grandes, e merecedores de novas descobertas, que só um e...

Nas entrelinhas

Imagem
Hoje me vejo nas linhas, Nas palavras que sublinhas, Nas idéias que não são minhas, Por isso me atrapalho. Com o murmurar das vizinhas, Com o cocoricar das galinhas, Com o saber que não tinhas, E como quebrar esse galho? Se eu chamasse, tu vinhas, No suave andar que caminhas, Ensinar-me tantas coisinhas, Pra eu deixar de ser paspalho. E entender nas entrelinhas, A sabedoria que continhas, O doce luar das noitinhas, E compreender, o quanto valho.                                                                (Imagem da internet)

Existe um lugar

Imagem
Existe um lugar seguro, Onde eu possa encontrar, Uma linda casa sem muros, E uma rede pra deitar. Existe um lugar decente, Onde eu possa acreditar, Que ali se forma gente, Com vontade de trabalhar. Existe um lugar harmônico, Onde todos se dão bem, E ninguém fica afônico, Gritando pra mais alguém. Existe um lugar no espaço, Para cada um viver, De acordo com seus laços, Que só você pode romper.

O lugar seguro

Imagem
Passo lentamente pela luz, Tenho medo do escuro, Principalmente do lado escuro do meu ser. E como ser claro na ignorância do meu eu? Meu ego reclama. Porque querer tanta lucidez? O homem esperto é sagaz? Mas, o que isso lhe traz? Esperteza, sagacidade, corrupção, Triste opção! Vou sair do escuro, Vou descer do muro, Não estarei mais em apuro, Seguirei pelo caminho do Cristo, Pois sei que chegarei, a um lugar seguro.                                                              (Imagem da internet)

Sonhei

Imagem
Sonhei que voava, Tão alto como avião, Vôos rasantes eu dava, Que quase tocava o chão. Lá do alto eu via, Uma grande multidão, Que para alguém pedia, Por favor, preciso pão. Tenho fome, estou sedento, Tenho frio, estou nu, Amenize meu sofrimento, Nesta casa de bambu. Preciso de alguém, Que olhe para mim, E lá atrás tem mais cem, Todos sofrendo assim. E lá do alto pensei, Quem será esta gente, Desci, e de perto olhei, Aquele bando de indigentes. E prestando atenção, Quase não acreditei, Será que era ilusão, Lá no meio, eu me avistei. Também eu era pedinte, Pobre de conhecimento, O orgulho, meu requinte, Vaidade, meu documento. Tinha fome de aprender, Tinha frio, só de pensar, Na solidão do meu viver, Minha culpa, meu pesar. Nesta hora eu acordei, E comecei a imaginar, Neste voo que eu dei, Foi mais que um sonhar. Mostrou aquilo que sou, O que tenho que mudar, Orgulho me desgostou, Da vaidade...

A triste canção

Imagem
Ouvia uma canção, Que falava do amor, Das coisas da tradição, Da alegria, e da dor. Num certo trecho dizia, Que coisa bela a vida, Dois jovens em harmonia, Uma emoção tão sentida. Outro trecho falava, Da tradição dos antigos, Da filha que só casava, Se o pai fosse “amigo”. A canção também falava, Que o dom da alegria, Que ao nosso povo faltava, Todos ter, também podia. O verso que me tocou, O que falava da dor, O homem que se apaixonou, Pela filha d’um curtidor. A canção virou lamento, A paixão virou tormento, O homem, desquitado e ciumento, O curtidor, negou casamento.                                                            Fernando 12/02/00 ...

O caminho sem fim

Imagem
Andava solitário, Por um caminho sem fim, A paz, o meu salário, As dores, do meu rim. Encontrei uma floresta, Figueiras e jacarandás, Animais fazendo festa, Já não olho para trás. Mais a frente existe um lago, Me banho nas águas frescas, Só um pensamento eu trago, Como me livras das bestas. Neste mundo de ilusão, Onde tudo é o dinheiro, O amor em contramão, Egoísmo vem primeiro. O caminho ainda é longo, Mas é hora de voltar, Já cansei dos pernilongos, Vou dormir e vou sonhar.

O relógio não para

Imagem
O relógio não para, o tempo urge, o dia termina, e eu esperando. Cansei, me despeço do tempo, do desperdício das horas insanas. Mudo de lugar, procuro um aconchego, um lago, uma mata, talvez o verde me desperte para algo diferente, mais decente, e me deixe talvez menos prepotente. Mais um novo dia nasce, ainda estou indeciso, sei que mudar eu preciso. Mas não sei ainda onde está o alfa, e já espero o ômega. Me perdi nas entranhas do medo, mas medo de que, ou do que, sei que só devo responsabilidade com a minha consciência, pois só ela conhece a minha indecência, a minha incongruência. Me levanto, me visto, insisto, pra onde vou você não pode ir. Vou ao encontro do meu próprio eu, o tempo é agora, não posso mais esperar. Te espero ao lado da verdade, aonde a felicidade, marcou um dia o seu lugar.

A vida ensina

Imagem
Quando paro pra pensar, No que a vida tem a ensinar, Fico cego, fico mudo, Não consigo raciocinar. A vida me ensinou, Que o homem tem que casar, Mas, a mulher companheira, Nem sempre sobe ao altar. A vida vai ensinando, E eu tentando aprender, Se eu estou trabalhando, Não posso me aborrecer. Também um dia aprendi, Que a tal felicidade, Não existe aqui ou ali, Nem mora em uma cidade. Mas está no coração, De quem não tem vaidade, Pratica a boa ação, E agradece a Deidade. Também um dia percebi, Que você existia, Numa carta que recebi, E que me encheu de alegria, E hoje estou aqui, E você, não sei aonde, E a vida me mostrando, E meu coração responde, Só é feliz, se amando.

Angelical (Acróstico)

Imagem
A ngelical é teu sorriso, quando  espontâneo . N unca deixe de sorrir, mesmo nas horas amargas. G ênio é aquele que conserva o sorriso, e a consciência leve. E rrado, é você não fazer o certo, mas, mais errado, é você não fazer nada. L eis, feitas para serem cumpridas, mas quem fez as leis, estava pensando em você? I rado fica quem desconhece, quem conhece, fica educado. C alma nesta hora, e nas horas seguintes também. Al va é a alma dos inocentes, mas quem é inocente? L ua interfere no seu destino, desde que você seja lunático.

Não caminhe a esmo

Imagem
Onde estiveres, Com quem estiveres, Seja correto, E nada espere. A vida, um desafio, A morte, uma incerteza, Prepare-se para ambas, Mostre sua nobreza. Na pobreza, reclamas, Na dificuldade, chora, E como vai aprender? Autoconhecimento, e agora. Amor incondicional, Conhecer a si mesmo, Únicas armas que tens, Para não caminhar a esmo.                                                                                                                                         (Imagem da internet)