Postagens

Mostrando postagens de março, 2014

Deduções de um pensante Nº 2

Dizem que mentira tem perna curta, Então, mentiroso deve ser perneta, E o pessoal lá de Brasília, Além de tudo, devem ser maneta.

Deduções de um pensante- nº1

Se o homem só pensa naquilo, E aquilo é que prensa o homem, Então o homem corta aquilo, E veja se o bicho come.

O homem e a igreja

Quando a coisa vai bem, o homem está sossegado, mas quando a coisa aperta, sem que o mundo o veja, acende uma vela pro diabo, e vai correndo pra igreja.

O existir

Penso, logo existo, Se existo, manifesto-me, E nesta manifestação me perco, Me perco por falta de harmonia, Harmonia de contornos, de performances, E já não sou harmonia, Sou um descompasso, E neste descompasso procuro me ajeitar, Acertar meus passos, Harmonizar meu ser, Minhas performances diante da vida, Uma vida, que é pouco, Para o muito que tem a ser vivida. E na seleção de valores, Encontro o amor, E somente pelo amor,  Poderei me harmonizar na unicidade divina, E existir no perfeito resplendor do Criador.

A minha maior riqueza

A minha maior riqueza, Não é ter sobre a minha mesa, O mel, o pão, o bom vinho, Nem estar vestido com linho, Nem  morar perto do mar. A minha maior riqueza, Não é a minha beleza, Nem os meus braços fortes, Nem minhas mãos sem cortes, Nem a arte do falar. A minha maior riqueza, Não é a minha sutileza, Nem a minha bonança, Nem os sonhos de criança, Que um dia podem acabar. A minha maior riqueza, Não é a Joana, nem a Teresa, Não é a família perfeita, Que um dia pode ser desfeita, E de novo se ajuntar. A minha maior riqueza, Falo com toda certeza, É o meu sono tranqüilo, Tão leve como o esquilo, Igual uma pena no ar. A minha maior riqueza, É não ter a safadeza, E nos teus olhos eu poder ver, O espelho, o retrato do meu ser, E livre, eu poder contar. Que a minha maior riqueza, É a chama sempre acesa, Da vontade de aprender, Do amor pela natureza, E ter sempre a certeza, Que realizarei o meu sonhar. ...

Herói

H erói é aquele que venceu a si próprio. E rrar é humano, mas persistir no erro é burrice. R ir é o melhor remédio, pra dispensar o tédio. O rgulho, uma ferida difícil de se fechar. I ra, se não for contida, seu fígado logo reclamará.

Imobilidade

O pensador está quieto, O cérebro deixou de fervilhar, Mas os músculos caminham reto, E não sabem onde parar. Estou sentado, Manipulando meu computador, Meu cérebro devaneia, E meus músculos sentem dor. O meu prêmio, A minha idade madura, A experiência que vale, Mas, a carcaça é dura. Olho ao entorno, Pessoas desesperadas, Muitos estão cansados, Mas, de não fazerem nada.

Seguir adiante

A chuva cai la fora,  A água é abundante, No poste um casal de pombos namora, E o macho está todo triunfante. Alegre harmonia da natureza, Lindos prados verdejantes, Ontem havia seca e dureza, Hoje, chuva e pássaros amantes. Respiro profundamente, O ar esta refrescante, Deus aparece em minha mente, E diz; - Meu filho, segue adiante.

Aproveite o tempo

Todos os dias eu espero da vida, Que me de oportunidades de aprender, E que as oportunidades sejam bem vividas, E que o tempo, eu não o possa perder. O tempo está ficando apertado, Nós continuamos andando muito devagar, Não estamos aonde deveríamos ter estado, E a morte, pode em tempo incerto nos levar. O Senhor é complacente, Entende nossa dificuldade, Mas fez do amor a semente, E para todos, semeou em igualdade.

Te espero

O relógio não para, o tempo urge, o dia termina, e eu esperando. Cansei, me despeço do tempo, do desperdício das horas insanas. Mudo de lugar, procuro um aconchego, um lago, uma mata, talvez o verde me desperte para algo diferente, mais decente, e me deixe talvez menos prepotente. Mais um novo dia nasce, ainda estou indeciso, sei que mudar eu preciso. Mas não sei ainda onde está o alfa, e já espero o ômega. Me perdi nas entranhas do medo, mas medo de que, ou do que, sei que só devo responsabilidade com a minha consciência, pois só ela conhece a minha indecência, a minha incongruência. Me levanto, me visto, insisto, pra onde vou você não pode ir. Vou ao encontro do meu próprio eu, o tempo urge, não posso mais esperar. Te espero ao lado da verdade, aonde a felicidade, marcou um dia, o seu lugar.

Teu corpo

Teu corpo é um templo sagrado, e deveria ser levado a sério como tal. Teu corpo é a máquina mais maravilhosa que nossos olhos podem contemplar. Por mais que o homem tente, invente, ele só poderá sonhar com algo melhor, e o que o homem faz com ele? O adoece, maltrata-o, não só com os elementos externos, como excesso de trabalho, exposição em temperaturas inconvenientes, noites mal dormidas, alcoólicos, e todas espécies de drogas que o mundo conhece e condena. Mas falo principalmente de um dano muito maior que o homem produz para seu corpo que o mundo pouco se fala, ou pouco se leva a sério. Quero falar dos danos causados nesta máquina maravilhosa, pelos seus pensamentos, sentimentos, emoções. Estes fatores, causam um estrago no seu corpo, que se você parar para pensar sobre, investigar mais a respeito,  estudar um pouco o assunto, você tomaria mais cuidado com seus sentimentos, pensamentos e emoções. O nosso corpo aparentemente, é uma massa de...

Tempos atuais

           Vejo muita gente criticando nosso tempo atual, nossa política, nossos políticos, nossa polícia, professores, alunos, e tudo o mais que  imaginarmos. Mas porque será que tudo isto  acontece? Nós estamos evoluindo  ou estamos andando de marcha  ré?          Ora, tudo estatisticamente tem uma média, e qual será a média  cultural, social, espiritual do nosso povo?  Nós que estudamos a espiritualidade, conseguimos detectar nas entrelinhas, que temos em torno de 3 % de pessoas realmente boas, em  todos os sentidos, 47% pessoas vamos  dizer assim, boas +, 47 % boas -, e 3 % pessoas ruins mesmo, as escórias da sociedade. Conclusão, se só  temos 3 % de pessoas realmente boas, verdadeiramente honesta em todos os sentidos, como poderemos ter dentro desta margem percentual uma maioria de bons políticos, m...

No gosto do povo

Ontem vimos, o deputado mais votado do Brasil, sendo aplaudido, e um outro, sendo vaiado. Sabe qual a diferença entre os dois? O primeiro; faz palhaçada para o povo,  o segundo; faz o povo de palhaço. Tá no gosto do povo.

Bendito o homem

O perfume de uma flor, O colorido de suas pétalas, O calor que dá o amor, Até nas pessoas supérfluas. A  bondade é um bem, Que a todos convém, Se é bom para um, Quanto mais, para cem. O egoísmo é uma doença, Que trazemos de nascença, O orgulho, uma ferida, E os dois, não tem diferença. Mas o homem santificado, Aquele que não precisa ser beatificado, Já superou seus deslises, E precisa ser imitado.

A origem

Originalmente eu era simples, Depois me tornei um ser mais complexo. Complexo demais para o meu gosto. E nesta complexidade em que me encontro, desvaneço-me nos ares da incompreensão. Torno-me sombrio, desguarnecido, e sei que é ai que mora o perigo. O perigo que mãos invisíveis e poderosas, em busca de um incauto qualquer, para que possam armar suas teias. Perigosas teias. Teias que nos farão afastar da origem, mas se resisto, se insisto, reconhecendo minha pequenez, de humilde aprendiz neste mundão de Deus, e que esse Deus, que é a origem, o meio , e o fim. E que só por meio Dele, e com Ele, eu me distancio da origem, me situo no meio, e redireciono meu caminho, em busca do fim. O fim almejado por todos nós. A conquista da paz, do progresso, e do AMOR.                                     ...

Por falta de amor

A terra bendita escola, A vida, um bom professor, Mas porquê, tantos pedem esmola, Te digo; - É por falta de amor.

O espaço e o tempo

Mais um dia chegando ao fim, Tudo no relativo se transforma, Mas no absoluto, a eternidade é perene, E o espaço e o tempo, não terão mais forma.

Do sonho à realidade

Nunca é tarde para saber, Nunca é tarde para aprender. Nunca é cedo para começar, A questionar e entender. Que o homem na terra vive, Para seu sonho realizar. E foi num sonho que tive, Que minha jangada foi pro mar. Me mandaram a uma escola, Com um belo   professor, E já entraram de sola, Para ensinar, o que é amor. E pra matar curiosidade, Me levaram a uma cidade, Onde a tal felicidade, Já tinha fixo o seu lugar. Não tinha pastor ou padre, Nem conversa de comadre, Todos amigos, confrades, Com um sorriso exemplar. E feliz eu pensei, Este é o meu lugar, E nesta hora eu acordei, Com a esposa a me chamar. Vai trabalhar vagabundo, Sonhando que a vida é bela, Teu nome não é Raimundo, Tua vida não é novela.                           Fernando      20/06/2011

Amor (acróstico)

A mo Amélia ardentemente, M árcia, menos, metade, O lga, odeia olhar outro, R i ta, ruiva, rainha, realizei-me.

Terminou

Chegando ao fim o carnaval, E pergunto o que sobrou, Pessoas passando mal, Perguntando quem matou. No Rio quanto gastança, Dinheiro jogado fora, Dinheiro da comida da criança, Que passou, e foi embora. O homem de ontem e o atual, São todos os mesmos e iguais, Romanos tinham o circo real, E o povo queria mais. A alegria do povo, E feita de fantasia, Amanhã vai comer ovo, Emprestado da titia.

Um fino véu

Meu amor, com teu calor, alcanço o céu, Meu amor, teus beijos, são de doce mel, Meu amor, por teu amor, me torno réu, Meu amor,  você não é o meu troféu, Meu amor, por que nos separa, esse fino véu?

Honestidade II

Se o homem fosse honesto, O mundo seria melhor, Ninguém viveria do resto, Ninguém seria o pior, Todos teriam de tudo, Desde o cego até o prior, Dariam emprego ao mudo, E não precisariam mendigar, Mas, a honestidade é coisa rara, É como a vergonha na cara, E não se tem onde comprar.