Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2014

Sexta de carnaval

Sexta-feira de carnaval, E eu aqui passando mal, Sem açúcar e sem sal, Com minha fantasia de jornal. Olhando a teve, E pensando em você, E não querendo beber, Pra em encrenca não se meter. Mas a folia começa, E não sei quando termina, Mas já fiz minha promessa, Se chover, só chuva fina.

Pobre probreza

Pobre pobreza, Que se estende ao nosso redor, No nosso cérebro, Na nossa mesa. Pobre de espírito, Somos todos nós, Errantes, peregrinos, Desatando nossos nós. Pobre homem desconfiado, De sua natureza divina, Vive ao léu, obnubilado, Desconhece a fé, que ensina. Pobres donos do poder, Que podiam fazer e não fazem, Nos infernos irão se arder, Até que com o amor, façam as pazes..

A rosa

A rosa é uma flor, É o símbolo do amor, Mas também tem espinhos, Que ferem e causam dor. Uma rosa vermelha, O que ela nos espelha, Um amor, ou uma malícia, O que mais te aconselha Um roseiral florido, Nunca fica escondido, Por mais longe que esteja, Seu perfume é sentido. Rosa também é um nome, Da mulher de um homem, Outro símbolo de amor, Que um coração consome. Rosa, linda flor, Rosa, lindo amor, Rosa, teus espinhos, Matam-me de tanta dor.                                                             Fernando 26/10/99

O tempo e a experiência

O homem tem que aprender com a experiência, E para ter experiência, tem que ter vivência, Como você pode saber sobre a dor, Se você só sabe contemplar a flor, Como você saberá contemplar a flor, Se você só vivenciou a dor, Assim como nosso corpo se aperfeiçoou com o tempo, Assim como nosso cérebro se desenvolveu, Nossa capacidade de odiar decresceu, E nossa capacidade de amar está longe do apogeu, Então temos a eternidade, pois o sonho não morreu, de podermos nos amarmos, você, e eu.

Nós, e os espíritos

 O homem não está só, somos apenas um sexto da população da terra, temos um punhado de amigos invisíveis que pululam em torno de nós, e você me diz que tem medo de espíritos? Há, se não fosse por meus amigos do lado de lá, eu não sei o que eu estaria fazendo hoje. Com eles eu aprendo, me sinto consolado, me sinto prestigiado, embora  às vezes também tome uns puxões de orelha. Os espíritos são apenas nossos irmãos que já partiram para o outro lado do mistério, deixaram esta roupa de carne, para vestir uma outra mais excelente. Como diz o apóstolo Paulo numa de suas epístolas; "Temos corpo carnal, e corpo espiritual". Quando morremos no corpo, deixamos a roupa de carne, e vestimos a roupa espiritual, que pode ser linda, maravilhosa, se nesta vida eu a viver de uma maneira útil, proveitosa em todos os sentidos, principalmente se muito eu tiver amado os meus semelhantes. Esta é a porta para eu ter na espiritualidade um ingresso nas lindas colonias espirituais, co...

Fortalecer a fé

Sexta-feira abençoada, Mais um dia de muito trabalho, A tarde chegou, encalorada, Saudade da manhã, na relva, o orvalho. Mas o dia continua, Temos trabalho a frente, Fortalecer a fé, que se insinua, Pra viver melhor e contente.

A escalada

No grande edifício da vida, Não somos o construtor, Somos aquele que percorre os andares, Na busca de aprender o caminho, De como chegar até o Absoluto. O andar atual é o presente, O inferior é o passado, E o de cima é o futuro. E sem percorrer todos os andares do grande edifício, ninguém chega ao seu cimo.

O juízo

Olho pela janela, E vejo uma silhueta esbelta, Mas não era ela. Percebo um sorriso, Mas não era verdadeiro, Era impreciso. Ouço ao longe uma cantiga, Mas o tom da voz, Não me era amiga. Ouço uns passos apressados, Pensei ser ela, Mas eram rapazes aloprados. Cansei da espera, Dos momentos de incerteza, De anjo, ela se transformou em megera. Do apressado juízo, De que que todos somos capazes, Levamos todos, prejuízo.

Olhar e ver

Estava olhando no céu, Querendo adivinhar, Porque ando tanto ao léu, E não paro de sonhar. Subi ao alto da montanha, Para mais perto chegar, Da mais bela e mais estranha, Das estrelas do lugar. Desci a beira de um rio, Pra na água contemplar, A beleza que você viu, No firmamento a brilhar. Mas foi no meio da mata, Nas folhas a verdejar, Que encontrei a ingrata, Que levaria ao altar. Se o olhar enxergasse, O que eu queria ver, E as estrelas mostrassem, O que eu queria saber. Por certo já estaria, Escrevendo pra você ler, Vênus ingrata, não ria, Seu brilho vai perecer.                                                              ...

Não esgotar a fonte

O sol brilha no horizonte, O pensamento pesa na fronte, Dúvidas, tenho aos montes, Estudar, para não esgotar a fonte. O conhecimento abra portas, A ignorância as fecha, Para o povo o que importa, É sempre encontrar uma brecha. Mas a sabedoria, Sempre terá lugar de destaque, O homem sábio tem alegria, E o obtuso, bate atabaque.

O amor e a vida

Só sabe amar. quem amou, só pode dar amor, quem o tem, ninguém pode dar o que não possue, só pode receber amor, quem abre o seu coração. Agora quanto a ser amado, graças a Deus, isto é independente, pois aquele que aprendeu a amar, na essência da palavra, ama incondicionalmente. Portanto, abra o seu coração, deixe o amor entrar, não se isole, participe de tudo, não seja expectador, seja o ator, a vida requer participação, entrar em contato com a emoção, com a criação, com a arte. Assim tornarás a tua vida mais feliz, e quando partires estarás com uma bagagem bem maior, do que quando chegastes a esta escola chamada Terra.

Consequências do amor

Você entende o que é o amor, como surgiu, de onde, quando, por quê? Respostas difíceis de se encontrarem. Vou tentar concatenar minhas idéias. Antes do amor, surgiu o sentimento de posse, isto ainda no tempo dos homens das cavernas, com o sentimento de posse, surgiu a família, e a convivência em família, brotou-se o amor. Mas antes de tudo isso, brotou a paixão no coração do homem, a qual, fez grandes estragos. pois, se o Amor é sublime, a paixão é malfazeja, violenta, paixão e amor, não se coadunam. Mas o aprendizado do homem, tem que passar por todas estas etapas, então aquele que ainda não consegue amar, em toda a plenitude que a palavra releva, é que este homem ainda está numa fase de aprendizado ainda inferior, ainda terá que sofrer as consequências funestas da posse, da paixão, aprender em família, e se consolidar, no sentimento mais puro e belo que existe, o Amor. Que também começa, por uma pessoa, para mais tarde, se tornar universal. Como o Amor do Pai, por to...

O porquê do trabalho

Por querer ser maior que Deus, O homem perdeu, os direito seus, E agora trabalha, para reaver, O que já era por herança, teu.

Final de mais um dia

Final de mais um dia de trabalho, Pouco dinheiro, Mas dá pra quebrar o galho, Temos um teto, Que não é torto nem reto, Alimento na despensa, Não dá pra um banquete, Mas isto, meu estômago dispensa, Temos uma cama confortável, Só o calor nos assusta, Mas que eu saiba,  Ninguém morreu por isto, Mas sei, que o mesmo, não é bem visto, A família vai bem, obrigado, As contas, estou pagando, Por isso, vou dormir tranquilo, Com o calor, não dá nem pra fazer aquilo... Obrigado Senhor, por mais um dia, Obrigado meu Anjo da guarda,  Sua benção, Mãe Maria.

A origem

Originalmente eu era simples, Depois me tornei um ser mais complexo. Complexo demais para o meu gosto. E nesta complexidade em que me encontro, desvaneço-me nos ares da incompreensão. Torno-me sombrio, desguarnecido, e sei que é ai que mora o perigo. O perigo que mãos invisíveis e poderosas, em busca de um incauto qualquer, para que possam armar suas teias. Perigosas teias. Teias que nos farão afastar da origem, mas se resisto, se insisto, reconhecendo minha pequenez, de humilde aprendiz neste mundão de Deus, e que esse Deus, que é a origem, o meio , e o fim. E que só por meio Dele, e com Ele, eu me distancio da origem, me situo no meio, e redireciono meu caminho, em busca do fim. O fim almejado por todos nós. A conquista da paz, do progresso, e do AMOR.                                     ...

Do sonho à realidade

A vida é feita de sonhos, mas, os sonhos devem se tornar realidades, pois se não, continuarão sendo sonhos, e de sonhadores, o mundo está cheio. Mas de realizadores, o mesmo está vazio. E você, aonde se situa? Sabemos que nem todo sonho, será realizado, pois na vida temos os planos traçados antes de nascermos, mas exatamente por isso, o nosso sonho reflete na maioria das vezes, aquilo que planejamos na ante vida terrena. Então, um motivo a mais para batalharmos para a realização dos mesmos. Sonhar, planejar, executar, verbos que farão a tua vida melhor.

A vida, a morte e a sorte

O que seria da vida, se não fosse a morte, Seria como um longo filme, sem corte, Seria um longo martírio, sem sorte. Mas chega a impiedosa morte, e a transformação, E o medo acaba, e o sono é a benção, O mistério termina, e vem a conformação. A tua sorte está selada, mas não acabada, O tempo passa, a incerteza transformada, Nova escola, nova lição, nova temporada. E tu, serás o teu juiz, Perfeito, como sempre quis, Um homem, uma vida, uma História, Um réu, com tudo gravado na memória..

Afanamos

Recebemos da vida, O que a ela doamos, Por isso, minha dor é sentida, Pelo muito, que da vida afanamos.

Tentando ser feliz

Estamos na terra, buscando a felicidade, Mas quão difícil encontrar, Por onde anda a dita cuja? Por que foges tanto ao nosso olhar? E passam se os dias, os anos, e nada, Por que será? Estamos procurando o fio, desta vida enrolada, Ou será que neste item somos quais cegos? Um dia alguém me falou, Nossos olhos só enxergam aquilo que queremos ver, Então não adianta olharmos no espelho, Refletimos no próximo a nossa própria realidade, Então perguntamos como encontrar a felicidade? Dentro de nós ela existe, Misturada ao um monte de lixo, E isto é o mais triste, Lixo que foi se acumulando, Ao longo dos nossos dias, Pelos desejos desenfreados, Pelos instintos desgovernados, Por sermos o que não nos era esperado, Por vivermos tanto irritado, Por querermos ter o que ainda nos é vedado, A vida na terra é um aprendizado, O homem um aluno, ainda desarrazoado, Mas a busca nos leva ao objetivo, A luta nos exercita nos aperfeiçoa, A batalha enceta...

Mudando de estação

Nas noites lindas de verão, Sinto o calor, e a solidão, Espero por você, em vão, Não estou esperando mais,  Estou mudando de estação .

Aproveite o momento

O minuto que você está vivendo agora  é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugiu das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente,  porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo,  tirando todas as vantagens que puder,  para seu aperfeiçoamento. ================================================ Livro: Minutos de Sabedoria - Carlos Torres Pastorino